Locais Animais de rua
Secretária do Bem-Estar Animal fala sobre os desafios do Centro de Castração e Recuperação de Animais em Patos-PB
O índice de maus-tratos e abandonos tem crescido de forma alarmante, sobrecarregando a capacidade do CCR
29/04/2024 07h00
Por: Girleide Vilar Fonte: Girleide Vilar - Patosonline.com
Imagem: Patosonline/Redes sociais

Em uma entrevista exclusiva à equipe de Jornalismo da Rádio Espinharas FM, Gabriele Mendes, secretária do Bem-Estar Animal, falou sobre o funcionamento e desafios enfrentados pelo Centro de Castração e Recuperação de Animais (CCR).

A secretária destacou que a prioridade do centro é controlar a reprodução animal, concentrando-se principalmente nas fêmeas. "São elas que vão procriar", enfatizou. Diariamente, mais de cinco castrações são realizadas no centro, evidenciando o esforço contínuo para conter o crescimento descontrolado da população animal.

No entanto, o cenário atual apresenta desafios significativos. O índice de maus-tratos e abandonos tem crescido de forma alarmante, sobrecarregando a capacidade do CCR.

"Infelizmente, por enquanto, só conseguimos atender à demanda dos animais que conseguimos suportar", lamentou Gabriele Mendes.

Atualmente, o centro abriga mais de 300 animais, que estão sendo cuidados e comportados da melhor maneira possível. Gabriele ressaltou que as pressões e cobranças para lidar com a situação têm aumentado. A equipe está empenhada em reduzir gradualmente a quantidade de animais nas ruas, porém, os desafios são persistentes.

Gabriele também destacou um problema recorrente: o abandono diário de animais nas ruas. Essa prática prejudicial não apenas aumenta a população de animais desabrigados, mas também coloca em risco seu bem-estar e segurança.