Na última segunda-feira, 29 de abril, foi realizado, na sede da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Patos, o I Simpósio de Educação Experiencial ao Ar Livre, realizado pela Ser Natural Educação; LAPEZC - Laboratório de Pesquisa em Ensino, Zoologia e Conservação; NEA - Núcleo de Educação Ambiental, com apoio da SEMAS - Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Secretaria Municipal de Educação e UFCG.
Durante o encontro, foram debatidos vários temas ligados a atividades praticadas ao ar livre, como a Rota do Cicloturismo, ligada à Rede Brasileira de Trilha e está sendo implementada em Patos, e ecoturismo, prática que vem crescendo na região. O objetivo é a conservação da Caatinga e o desenvolvimento sustentável, através da educação ambiental.
Participaram do Simpósio, além de representantes da SEMAS, o vice-prefeito de Patos, Jacob Souto, e o Gerente de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo de Patos (SECULT), Túllio Xavier, que defenderam a incorporação do evento ao calendário cultural e turístico do município de Patos, destacando a relevância e o compromisso da região com a conservação ambiental.