O Governo do Estado da Paraíba pode vender a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA), para o capital privado, segundo informações que circulam no site oficial do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
De acordo com informações que já circulam nos meios de comunicação, os estudos técnicos estão em andamento, para que seja concretizado o “projeto de desestatização da companhia, por parte da iniciativa privada, com o objetivo de explorar os serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do estado, além da gestão operacional, em 93 municípios paraibanos.
Para o diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (STIUPB), Cícero Duarte, a entidade vem acompanhando com preocupação o processo de privatização das companhia em todo o Brasil.
Ele exemplificou com o caso ocorrido recentemente em Santa Rita-PB, onde a empresa passou para a responsabilidade para a iniciativa privada, e ocorreram pioras na qualidade do serviços e dos preços praticados para os consumidores.
POSIÇÃO DO GOVERNO
Já o presidente da CAGEPA, Marcus Vinícius, desmentiu veementemente a informação e argumentou que a empresa há cerca de dois anos, está envolvida em um processo de Parcerias Público-Privadas (PPPs), o que segundo ele, não se trata de privatização.
O presidente da CAGEPA acrescentou que a empresa está em processo de realização de um concurso público, fato que segundo ele, rebate qualquer intenção imediata de privatização, pois a empresa está comprometida em garantir a estabilidade e a qualidade dos serviços prestados por meio de um processo transparente de contratação pública.