Destaque Música
Damião Moreno: Da Sanfona ao Sucesso Solo
Jornada musical de um talentoso sanfoneiro paraibano
07/05/2024 19h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: PatosOnline com Assessoria
Damião Moreno

Damião Moreno, natural de Patos, traz consigo uma trajetória musical que se entrelaça com as notas e acordes do sertão paraibano. Ainda aos três anos de idade, ele deixou sua cidade natal e rumou para a capital, mas sua paixão pela música já estava enraizada.

Vindo de uma família numerosa, composta por 11 irmãos, Damião cresceu sob a influência do mais velho deles: o renomado cantor, compositor e sanfoneiro Francisco Ferreira de Lima, mais conhecido como Pinto do Acordeon.

Na adolescência, Damião começou a dedilhar o violão. No entanto, o destino o conduziu a um novo caminho quando observou seus irmãos integrando a banda de Pinto. O grupo carecia de um contrabaixista, e o jovem viu a oportunidade de se juntar a eles. Aos 16 anos, Damião assumiu o baixo e permaneceu no projeto por 15 anos.

Mas a música é uma estrada de múltiplas melodias, e Damião decidiu explorar novos acordes. Assim, ingressou na banda Forró Caçuá, onde, ao lado dos irmãos Batista e Zé Moreno, trocou o baixo pela sanfona. O desafio era grande, pois o sanfoneiro anterior havia deixado o grupo. Determinado, Damião abraçou o instrumento e se apaixonou definitivamente pela sanfona. Foram mais 15 anos de história com a Caçuá.

Em 2022, Damião tomou uma decisão audaciosa: investir na carreira solo. Impulsionado por composições próprias e das amizades musicais, ele lançou seu EP, que traz três músicas vibrantes: a faixa-título “Patricinha de Olho Azul”, “Ciclo Vicioso” e “Essa Morena Aí”. O projeto é uma fusão dançante de forró de vaquejada, piseiro e arrocha, sempre permeado pela temática do amor.

As canções ganharam vida em registros em vídeo, disponíveis no YouTube, onde Damião Moreno solta a voz e puxa o fole da sanfona, encantando os corações que dançam ao som do seu talento.

 

View this post on Instagram

A post shared by Patos Online (@patosonline)