Reconhecendo o papel fundamental das escolas para a propagação da campanha ‘Maio Laranja’, que marca o mês de Combate à Exploração e Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura Municipal de Patos, Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Núcleo Integrado Psicossocial Educacional (NIPE), e Conselhos Tutelares, promoverão ações de orientação entre os dias 08 e 29 de maio.
Essas ações contarão com a participação de assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e conselheiros tutelares de Patos, que irão trabalhar junto às equipes escolares, inserindo orientações nos planejamentos escolares dos quatro territórios do município. O objetivo é identificar possíveis situações de violência no ambiente escolar, atentando para os sinais que as crianças possam apresentar.
Além disso, o Observatório de Violências conduzirá momentos de orientação com alunos da rede pública estadual, com participação de estudantes do curso de Psicologia da UNIFIP.
Em alusão ao 18 de maio, dia Nacional de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, este ano, as ações também incluirão o retorno da tradicional caminhada, que acontecerá no dia 17, às 7h30, com concentração na Praça Edvaldo Mota e término na Praça Getúlio Vargas, contando com a presença de Ong’s, escolas públicas e privadas, alunos de Psicologia da UNIFIP e entidades socioassistenciais.
É importante estar atento aos sinais! Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes é crime. Denuncie, procure o Conselho Tutelar ou Disque 100.
Assessoria