Locais Enfermeira forense
Enfermeira forense e perita judicial fala sobre a atuação do perito nas situações judiciais
O perito analisa detalhadamente a questão incidente sobre o processo, emitindo seu parecer que compõe o rol das provas no processo, ajudando a justiça a chegar a decisões mais assertivas.
13/05/2024 08h00 Atualizada há 4 meses
Por: Girleide Vilar Fonte: Girleide Vilar - Patosonline.com
Foto: Divulgação

O perito judicial é o profissional responsável por auxiliar a justiça, como advogados e juízes, no decorrer dos processos. Deste modo, a presença de um perito possibilita elucidar fatos relevantes para a solução do processo, na emissão de laudos ou pareceres técnicos nas mais diversas áreas, de acordo com sua competência e expertise, como a contabilidade, medicina legal, engenharia, administração, meio ambiente.

A perícia pode ocorrer de forma direta ou indireta, utilizando as mais diversas formas de análise como: a documental, grafotecnia, grafoscopia, entre outras possibilidades. Assim, as perícias abrangem questões de natureza técnica e científica.

Atentar-se aos vestígios forenses, como os sinais, as evidências, os armazenamentos, as conduções dos casos de violência, a preservação de provas, é imprescindível para a boa elaboração de um laudo/parecer e consequentemente, para a solução de um caso judicial.

O perito  analisa detalhadamente a questão incidente sobre o processo, emitindo seu parecer que compõe o rol das provas no processo, ajudando a justiça a chegar a decisões mais assertivas.

Elidivânia Farias, enfermeira forense, mestre e doutoranda em ciências da saúde pela Faculdade de ciências médicas da Santa Casa de São Paulo – SP, docente universitária e escritora. Perita judicial e assistente técnica; atua na elaboração de laudos e pareceres técnicos. Contatos: Whatsapp - (83) 99869-7060; E-mail: fariaseulidivania@gmail.com;  Instagram: @eulidivania_farias.