Gerais Cannabis Medicinal
Centro de Pesquisa da Cannabis recebe estufa e membros participam de treinamento
A equipe do Núcleo de Produção do Centro esteve presente para participar de um treinamento que faz parte do processo de estudo e produção dos medicamentos
19/05/2024 22h00
Por: Marcos Oliveira Fonte: Assessoria
Foto divulgação

Membros do Centro Brasileiro de Pesquisa e Apoio a Pacientes Cannabis Medicinal(CEBRAPCAM) receberam no sábado (18), um treinamento técnico voltado a germinação, cultivo e clonagem, para manuseio do Clonário Indoor de produção de matrizes. Trata-se de um meio para produção dos fitofármacos e fitoterápicos e outras atividades ligadas a pesquisa. Para o início do uso, o Centro aguarda a liberação judicial. 

O presidente da associação, o médico Eulampio Dantas, detalhou sobre a atividade e a importância do avanço no processo de capacitação e pesquisa para produção de fitoterápicos acessíveis, de qualidade e seguros.

“O cultivo controlado com o uso de estufa, que abrigará as ‘plantas mães’, garante a qualidade e o melhoramento genético, bem como otimizar as etapas de extração do IFA para produção dos fitofarmacos. O uso dessa tecnologia e o processo de clonagem garantem resultados superiores em comparação ao cultivo apenas na modalidade outdoor (ao ar livre)_”, falou. 

Sobre o sistema instalado, o médico relata que “os benefícios do cultivo indoor incluem aumento da produtividade, maior controle de qualidade, facilidade de manejo e possibilitam, ainda, o cultivo em espaços menores”. 

A equipe do Núcleo de Produção do Centro esteve presente para participar de um treinamento que faz parte do processo de estudo e produção dos medicamentos. 

A agrônoma, Valdefran Maia Diniz, disse que “o treinamento é de suma importância nesta fase inicial das atividades e que o espaço físico é o que vai definir qual será o volume de produção que, normalmente, o espaço é mais limitado do que ao ar livre no que se refere ao tamanho” destacou.

Assessoria