Mundo Morte no Irã
Divulgadas imagens do resgate após helicóptero cair, causando a morte do presidente do Irã
Equipes de resgate recuperaram nesta segunda-feira (20/5) corpos do presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e de outras oito vítimas do acidente
20/05/2024 12h31 Atualizada há 6 meses
Por: Marcos Oliveira Fonte: Metrópoles 
Crédito foto: WANA

As equipes de resgate iranianas recuperaram, nesta segunda-feira (20/5), os corpos do presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e de outros oito passageiros mortos no acidente de helicóptero ocorrido domingo (19/5), no noroeste do país. O aiatolá Ali Khamenei anunciou cinco dias de luto.

O líder supremo também confirmou que o vice Mohammad Mokhber assumirá o cargo até as próximas eleições, que devem ocorrer no máximo em 50 dias, segundo um comunicado.

“Os corpos dos mártires estão sendo transferidos para Tabriz”, a principal cidade do noroeste, disse o chefe da organização Crescente Vermelho, Pirhossein Koulivand, anunciando o fim das operações de busca.

Os destroços do helicóptero foram encontrados durante a madrugada de domingo para segunda-feira. Ele desapareceu no início da tarde de domingo quando sobrevoava uma região montanhosa do Irã, em condições climáticas adversas, com chuva e nevoeiro.

Além de Raisi, estavam no helictóptero Hossein Amir-Abdollahian, de 60 anos, que foi nomeado chanceler por Raisi em julho de 2021, o governador da província do Azerbaijão Oriental, o principal imã da região, o chefe da segurança e três membros da tripulação.

Durante as buscas, a Turquia mobilizou rapidamente 32 socorristas e um drone de visão noturna que estava operacional durante a noite. A União Europeia anunciou que ativou, a pedido do Irã, seu serviço de rastreamento por satélites para ajudar a localizar a aeronave.

A pedido de Teerã, Moscou também anunciou que enviaria cerca de 50 especialistas em operações de resgate, além de veículos para resgate e outros.

Transição no Irã após morte de presidente

O Irã terá um período de transição de cerca de dois meses, com o estabelecimento de um Conselho Presidencial Provisório composto pelo primeiro vice, o chefe do Parlamento e do Judiciário, responsável pela organização de novas eleições dentro de 50 dias.

O nome do próximo mandatário será conhecido até lá. Enquanto isso, é o primeiro vice que terá a tarefa de administrar os assuntos cotidianos do país.

O artigo 131 da Constituição da República Islâmica estipula que “em caso de morte, demissão, renúncia, ausência ou doença por mais de dois meses”, “o primeiro vice-presidente assumirá os poderes”.

Esse processo deve ter “a aprovação do líder supremo”, afirma o artigo, enquanto o aiatolá Ali Khamenei é a autoridade máxima do país e seu chefe de Estado.

O interino, Mohammad Mokhber, 68 anos, foi nomeado por Ebrahim Raisi como primeiro vice em agosto de 2021, após a eleição presidencial. Ele nasceu em Dezfoul, na província de Khouzestan, no sudoeste do país, onde ocupou vários cargos oficiais.

 

Fonte - Metrópoles com RF

Crédito foto: WANA