A conta de água ficará 10% mais cara para os paraibanos após a Agência de Regulação do Estado da Paraíba (ARPB) aprovar um reajuste de 9,97% na estrutura tarifária da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). Esse aumento, segundo a companhia, é necessário devido aos investimentos estruturais e ao aumento nos custos dos insumos para o fornecimento de água.
A Cagepa informou ao g1 que os investimentos em segurança hídrica e obras de esgotamento sanitário realizados no último ano, que somam R$ 855 milhões, foram fatores determinantes para o reajuste. Além disso, houve um aumento nos custos de insumos e materiais essenciais para o tratamento de água e esgoto. Investimentos em automação dos serviços para reduzir o desperdício de água e a necessidade de manter o equilíbrio econômico-financeiro da companhia também influenciaram a decisão.
Os novos valores tarifários entrarão em vigor em 30 dias, a partir de 17 de junho. O reajuste de quase 10% afetará as categorias residencial, comercial, industrial e pública. Também foram aprovados aumentos nas multas aplicadas pela Cagepa. Somente os consumidores beneficiados pela tarifa social não serão afetados pelo aumento.
Em 2023, a Cagepa aplicou um reajuste tarifário de 5%, metade do aumento conferido para este ano. Os consumidores das cidades atendidas pela Companhia na Paraíba devem se preparar para o aumento nas contas de água, com exceção daqueles beneficiados pela tarifa social.
Por Patos Online
Com informações do g1 PB