Na manhã desta terça-feira, dia 21 de maio, moradores da Comunidade Serrote Liso, localizada nas proximidades da Alça Sudeste, em Patos, estiveram realizando uma mobilização em frente à sede da Cagepa, para cobrar o abastecimento de água na localidade.
Conforme o líder comunitário, Sandro, em fevereiro deste ano, eles foram enquadrados pela Polícia Civil e pela gerência regional da Companhia, por furto à adutora que abastece a cidade de Patos. Como medida para resolver a questão, o líder comunitário destacou que a Cagepa se comprometeu a fornecer o abastecimento na comunidade com um carro pipa e uma caixa de 10 mil litros, no entanto, não teria sido realizado.
"Infelizmente, isso não chegou até nós e hoje estamos aqui em frente à Cagepa reivindicando pra ver qual é a resposta deles. Em questão da prefeitura, a secretária falou que esse problema era com a Cagepa e não mais com a gestão, então, estamos aí dependendo deles e esperando uma resposta, enquanto nós não tivermos essa resposta não saíremos daqui de frente", disse Sandro em vídeo.
Veja as imagens abaixo:
Sobre o assunto, o Patosonline.com entrou em contato com a gerência regional da Cagepa, que enviou a seguinte nota:
NOTA DA CAGEPA
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA ) informa que, no início deste ano, realizou uma vistoria nas proximidades da comunidade Serrote Liso, onde foram constatadas danificações na adutora Coremas/Sabugi. Esta situação prejudicou o abastecimento das cidades do Vale do Sabugi.
A Cagepa realizou a correção dos danos, porém, em poucos dias depois foi verificada uma nova violação no mesmo local.
Após diversas intervenções e reparos efetuados, a CAGEPA acionou a Polícia Civil, que também constatou danos à adutora.
Na busca por uma solução definitiva, a Cagepa reuniu-se com representantes da Comunidade Serrote Liso no Ministério Público. Na ocasião, os representantes comprometeram-se a não violar mais a adutora, compromisso que não foi cumprido, pois poucos dias após a reunião, nova violação foi detectada.
Na manhã de hoje (21), a CAGEPA foi procurada por representantes da Comunidade Serrote Liso, que queriam uma resposta definitiva e imediata ao caso.
Sobre isso, a Cagepa informa que é impedida de realizar ligações de água no local, uma vez que se trata de uma área de invasão.
Para mitigar a situação, a Cagepa disponibiliza uma caixa d'água de dez mil litros de água tratada, para a Prefeitura Municipal fazer o transporte, desde que a comunidade comprometa-se a não mais violar a adutora Coremas/Sabugi.
A Cagepa reitera mais uma vez os riscos envolvidos com a danificação da adutora, que causa desabastecimento nas cidades.
A CAGEPA entende a vulnerabilidade das famílias residentes na área e aguarda uma solução por parte da Comunidade Serrote Liso, em conjunto com a Prefeitura Municipal, pois a CAGEPA é impedida legalmente de realizar ligações de água em áreas de invasão.
Atenciosamente,
CAGEPA - Companhia de Água e Esgotos da Paraíba
Por Patos Online