Locais Logística Reversa
Prefeitura de Patos inicia campanha de Logística Reversa para descarte correto de resíduos sólidos
De acordo com a secretária da Semads, Manoella Rodrigues, a medida visa promover a sustentabilidade ao incentivar a reutilização, reciclagem e descarte adequado de resíduos, contribuindo para a redução do impacto ambiental e para a economia circular.
22/05/2024 00h50 Atualizada há 1 mês
Por: Felipe Vilar Fonte: Secom - Prefeitura de Patos
Foto: Divulgação

Com o objetivo de promover o descarte de resíduos sólidos de maneira correta nos estabelecimentos comerciais, a Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semads), deu início à campanha de Logística Reversa. 

A Logística Reversa consiste numa medida legal que obriga alguns empreendimentos a se responsabilizarem pelo destino final de produtos após o consumo. Mediante o retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos. 

De acordo com a secretária da Semads, Manoella Rodrigues, a medida visa promover a sustentabilidade ao incentivar a reutilização, reciclagem e descarte adequado de resíduos, contribuindo para a redução do impacto ambiental e para a economia circular. 

“A logística reversa é contemplada por leis federais que abordam a destinação correta de resíduos que podem causar algum prejuízo ao meio ambiente, como embalagens de agrotóxicos, óleos lubrificantes, baterias, pilhas, lâmpadas incandescentes, medicamentos. Então a Secretaria de Meio Ambiente, através dos setores de fiscalização e de educação ambiental, está fazendo esse trabalho educativo justamente para conscientizar as empresas, que elas têm que cumprir o que manda a lei federal e a logística reversa desses produtos para que posteriormente esses resíduos não possam causar nenhum dano ao meio ambiente”, explicou Manoella. 

A campanha está sendo realizada nos estabelecimentos comerciais como supermercados, mercadinhos; lojas de vendas de peças e consertos de motocicletas, automóveis e similares;  lojas de consertos de celulares e similares; farmácias, lojas agropecuárias, lojas de vendas de eletrônicos. 

Manoella explicou que para o descarte correto, o consumidor vai até o estabelecimento que comercializa o produto para realizar o descarte. O estabelecimento deve disponibilizar um local adequado, visível e com recipientes para o recebimento destes produtos. Como também é de responsabilidade do estabelecimento comercial entrar em contato com o fabricante para o devido recolhimento.

Para mais informações e esclarecer as dúvidas basta ligar para o número (83) 99384-5081 que também é whatsapp, bem como ir diretamente na Secretária que fica localizada na Rua Aluizio Lima, 222, bairro Salgadinho. 

Milena Feitosa – SECOM