Política Hugo na Presidência
“Nos bastidores cresce forte o nome de Hugo Motta para presidência da Câmara, mas prioridade é Marcos Pereira”, afirma fonte ao Patosonline.com
São citados os líderes Hugo Motta (Republicanos-PB), que tem a simpatia de Lira e cardeais do PP, e o Doutor Luizinho (PP-RJ)
22/05/2024 14h00 Atualizada há 4 meses
Por: Marcos Oliveira Fonte: Patosonline.com
Foto: reprodução

O site Patosonline.com buscou informações na manhã desta quarta-feira, 22 de maio, com fontes ligadas ao deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) sobre uma matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo que destaca o parlamentar como um possível candidato à Presidência da Câmara dos Deputados. A eleição está prevista para o início de 2025, e com o atual presidente Arthur Lira (PP-AL) impossibilitado de concorrer novamente, novas lideranças estão emergindo.

Conforme a matéria da Folha de S. Paulo, a ausência de um candidato que consiga unificar todos os setores da Casa levou ao surgimento de novos nomes na disputa. Entre eles, Hugo Motta se destaca, com apoio significativo nos bastidores, especialmente entre aliados de Lira e importantes figuras do Partido Progressista (PP).

Uma fonte próxima ao deputado confirmou ao Patosonline.com que a candidatura de Motta está ganhando força. No entanto, ressaltou que, por enquanto, a prioridade é a candidatura do deputado Marcos Pereira, presidente do Republicanos. Segundo essa fonte, Motta só consideraria a candidatura se Pereira desistisse da disputa, algo que os aliados de Pereira descartam.

A Folha de S. Paulo trouxe ainda detalhes sobre as articulações políticas em torno de Motta:

“São citados os líderes Hugo Motta (Republicanos-PB), que tem a simpatia de Lira e cardeais do PP, e o Doutor Luizinho (PP-RJ).

Motta é tido como capaz de aglutinar forças. O problema é que ele só toparia se candidatar caso Pereira, que preside o seu partido, abrisse mão de entrar na disputa. Essa possibilidade é descartada por aliados de Pereira.

Além disso, o deputado ofereceu entregar a presidência nacional do Republicanos a Mota caso seja eleito presidente da Câmara. Com isso, Motta ganharia projeção nas eleições de 2026.

Já Luizinho tem a simpatia do presidente do PP, Ciro Nogueira (PI), mas deputados do centrão consideram que ele não tem o apoio necessário de outras legendas.”

Patosonline.com