No jogo que marcou a despedida do atacante Endrick, o Palmeiras não saiu do 0 a 0 com o San Lorenzo, nesta quinta-feira (30), no Allianz Parque, pela 6ª rodada do grupo F da CONMEBOL Libertadores.
O resultado é frustrante para os alviverdes, que entraram em campo já classificados em 1º lugar, mas com o objetivo de fazer a melhor campanha geral da fase de grupos do torneio continental.
Com o placar, porém, o clube paulista vai a 14 pontos e não consegue ultrapassar o Atlético-MG, que somou 15 na chave G. Com isso, o River Plate é o único time que ainda pode fazer 16 pontos.
Para o San Lorenzo, por outro lado, o empate é mais do que conveniente, já que a equipe argentina precisava de apenas um ponto no Allianz para avançar no 2º posto do grupo.
A tabela foi fechada com Independiente del Valle em 3º e indo para os playoffs da CONMEBOL Sul-Americana, enquanto o Liverpool terminou na lanterna.
Antes da bola rolar, as emoções afloraram na casa palmeirense. A torcida fez um lindo mosaico para Endrick, se despedindo com um gigante "Até logo". O camisa 9 chorou bastante e agradeceu.
No entanto, após o árbitro apitar, o que se viu foi uma partida de poucos bons lances, com muitas faltas, reclamações e "cera".
Só aos 36 os torcedores foram ter um momento de emoção: após cobrança de falta de Raphael Veiga na área, Gustavo Gómez cabeceou para o fundo das redes.
No entanto, o bandeira assinalou impedimento do zagueiro, que foi referendado após análise das linhas do VAR. Com isso, o tento foi anulado.
Na volta do intervalo, o Verdão seguiu sem tanta inspiração, mas criou uma chance claríssima aos 15 minutos, depois de jogada pela direita.
Após cruzamento rasteiro para a área, Endrick ficou a centímetros de marcar. A bola sobrou em seguida para Estêvão, que bateu para defesa do goleiro.
Para tentar mudar o panorama, Abel Ferreira fez duas mexidas de uma vez na sequência: sacou Raphael Veiga e Estêvão e ingressou Flaco López e Rony.
Depois de sofrer dura falta, Endrick ficou com dores no joelho e acabou sendo substituído aos 25, dando lugar ao meia Rômulo.
Emocionado, ele agradeceu aos aplausos da torcida e deixou o gramado do Allianz Parque pela última vez com a camisa alviverde.
O Alviverde não conseguia desenvolver seu jogo, finalizando em raras ocasiões. Aos 32, Piquerez tentou em cobrança de falta, mas o arqueiro agarrou sem dificuldades.
Nos 10 minutos finais, Abel foi para o tudo ou nada: tirou Gustavo Gómez e Aníbal Moreno e colocou Mayke e Gabriel Menino.
Aos 40, a torcida quase gritou gol em boa cabeçada do zagueiro Murilo, mas o goleiro Altamirano fez uma grande defesa e impediu que a bola entrasse.
Era mesmo noite para 0 a 0...
Palmeiras: 14
San Lorenzo: 8
Independiente del Valle: 7
Liverpool: 4
Criciúma (F) - 02/06, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Vasco (C) - 13/06, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão
Atlético-MG (F) - 17/06, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão
Chacarita Juniors (C) - 07/06, 20h (de Brasília) - Copa Argentina
Unión de Santa Fe (F) - 15/06, 16h (de Brasília) - Argentino
Fonte: ESPN