Foi com bastante sofrimento, mas o Cruzeiro arrancou uma emocionante vitória por 1 a 0 sobre a Universidad Católica de Quito, nesta quinta-feira (30), no Mineirão abarrotado, pela 6ª rodada do grupo B da CONMEBOL Sul-Americana.
O resultado é excelente para a Raposa, que ultrapassa justamente os equatorianos na tabela e se classifica na 1ª posição de sua chave, indo direto para as oitavas.
Já a Católica cai para o 2º posto e agora terá que jogar o playoff contra algum dos clubes que terminar em 3º lugar na CONMEBOL Libertadores para tentar seguir vivo na Sula.
Em campo, o 1º tempo foi muito agitado, com as duas equipes desperdiçando boas chances de abrir o placar.
A melhor delas foi nos pés do meia Matheus Pereira, que recebeu de Gabriel Veron na marca do pênalti, mas pegou muito forte e mandou na arquibancada.
Na etapa complementar, o time estrangeiro colocou o regulamento debaixo do braço e passou a apenas se defender, montando inclusive uma linha de seis atrás para segurar o rival.
O Cruzeiro martelava, martelava e martelava, mas a bola parecia que não ia entrar. A torcida ficava impaciente com o grito de gol entalado na garganta. Até que ele saiu...
Aos 35 do 2º tempo, Lucas Silva cobrou escanteio e Zé Ivaldo cabeceou meio sem jeito. A bola ia fácil na mão do goleiro Romo, mas ele falhou feio e jogo nos pés de Rafa Silva, que mandou para dentro.
Explosão de alegria (e alívio) no Mineirão!
Nos minutos finais, Romo ainda se redimiu fazendo duas defesas espetaculares e impedindo gols certos da Raposa.
Mas os tentos acabaram não fazendo falta, e o Cruzeiro comemorou a classificação em 1º lugar para as oitavas da Sul-Americana.
Cruzeiro: 12
Universidad Católica: 11
Alianza Petrolera: 5
Unión La Calera: 4
São Paulo (F) - 02/06, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Cuiabá (C) - 13/06, 19h (de Brasília) - Brasileirão
Vasco (F) - 16/06, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Fonte: ESPN