Na manhã desta sexta-feira, 31 de maio, o Departamento de Estradas e Rodagens da Paraíba (DER-PB), por meio de sua residência em Patos, iniciou a substituição das defensas metálicas danificadas e a instalação de novas defensas mais resistentes na PB-262, especificamente no trecho da Serra do Teixeira, na Região Metropolitana de Patos.
De acordo com Madiel Conserva, chefe-residente do DER Patos, a primeira etapa do projeto prevê a colocação de mais de 1.000 metros de defensas metálicas. A iniciativa visa aumentar a segurança viária em um dos trechos mais críticos da região, conhecido por frequentes acidentes, alguns dos quais resultaram em mortes.
“Nós vamos colocar nessa primeira etapa agora mais de mil metros de defensas metálicas. Primeiro vamos substituir as quebradas e em três ou quatro pontos mais críticos, nós vamos colocar defensas duplas para reforçar justamente locais mais críticos contra esses acidentes. Depois, nós vamos colocar mais outra etapa de defensas simples praticamente em toda a serra. É uma forma de segurança viária para que todos que precisam subir e descer a Serra. Esse é o início de um projeto que nós vamos fazer aos poucos para tornar a Serra do Teixeira mais segura”, explicou Madiel.
Nos últimos meses, a Serra do Teixeira tem sido palco de diversos acidentes, especialmente envolvendo veículos de grande porte. Esses sinistros ocorrem frequentemente nos trechos onde já existem defensas metálicas, mas que não têm sido suficientes para evitar que os veículos quebrem os equipamentos e caiam nas ribanceiras.
A substituição das defensas metálicas danificadas e a instalação de novas defensas duplas em pontos críticos são medidas projetadas para aumentar a segurança e reduzir o impacto das colisões. Segundo Madiel, a nova estrutura visa evitar que veículos caiam de grandes alturas, o que muitas vezes resulta em prejuízos maiores e mortes.
Esta intervenção é parte de um projeto mais amplo que será implementado gradualmente, com o objetivo de tornar a Serra do Teixeira mais segura para todos os motoristas que trafegam pela região.
Por Patos Online
Com informações do Portal 40 Graus