O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) brilhou na Huawei ICT Competition 2023-2024, uma competição mundial na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A etapa final do torneio, que reuniu cerca de 170 mil alunos de mais de 2 mil instituições de ensino de 80 países, foi realizada no domingo, 26 de maio, em Shenzhen, na China.
Na Trilha Innovation (Inovação), o IFPB conquistou a medalha de ouro com a apresentação de uma plataforma digital que utiliza inteligência artificial para gerar conteúdos das disciplinas “STEAM”, sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Desenvolvida pelo professor Filipe Lucena e pelos estudantes Emerson Medeiros, Gabriel Ferreira e Manoel Lira, do Campus de Patos, a ferramenta é voltada para professores de ensino fundamental e médio, habilitando-os e alinhando-os para as demandas tecnológicas da indústria 4.0
Além da medalha de ouro, o IFPB também obteve outros reconhecimentos importantes: uma medalha de prata na Trilha Network (Rede) e uma de bronze na Trilha Cloud (Computação em Nuvem). A delegação paraibana foi composta por estudantes dos campi de Patos, Campina Grande, Esperança e João Pessoa, totalizando 13 participantes.
O torneio da Huawei ICT Competition é uma das maiores competições mundiais de TIC, promovendo a inovação e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro tecnológico. A participação e o sucesso do IFPB demonstram a qualidade e a dedicação dos alunos e professores do instituto, colocando a Paraíba em destaque no cenário internacional.
A vitória do IFPB na competição internacional é um marco para a educação tecnológica no Brasil e uma inspiração para outras instituições de ensino. O reconhecimento das habilidades e inovações dos estudantes paraibanos ressalta a importância de investimentos contínuos em educação e tecnologia, preparando futuros profissionais para os desafios da era digital.
Contato com a imprensa de Patos
Nesta segunda-feira, 03 de junho, às 08h30m haverá uma recepção no Campus da equipe do IFPB Patos que foi campeã mundial na China na trilha de inovação da Huawei. A imprensa que queira entrevistar a equipe e também tomar um café com os presentes.
Patosonline.com
Imagens - Reprodução - TV Paraíba