Locais Risco de corte
Moradores do São Judas Tadeu, em Patos, relatam preocupação com risco de corte no Bolsa Família por falta de equipamentos para pesagem e vacinação de crianças; secretária se pronuncia
Elas relatam que estão enfrentando dificuldades devido à falta de equipamentos necessários para pesar crianças e administrar vacinas, um requisito para manter o benefício do Bolsa Família.
04/06/2024 19h00 Atualizada há 6 meses
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Reprodução

Moradoras do Residencial São Judas Tadeu, em Patos, procuraram a redação do Patosonline.com nesta terça-feira (04), para relatar que estão enfrentando dificuldades devido à falta de equipamentos necessários para pesar crianças e administrar vacinas, um requisito para manter o benefício do Bolsa Família. As internautas relataram a situação, destacando a angústia e a incerteza quanto à continuidade do benefício essencial para muitas famílias da comunidade.

"Moro aqui no São Judas Tadeu e não está tendo equipamento para pesar as crianças e nem dar vacina. Está vindo uma mensagem no app do Bolsa Família, informando que se não pesar e não der a vacina até dia 28 de junho vai ser cortado o benefício. Agora isso é imoral, a gente que precisa do Bolsa Família, se for cortado vamos viver de que? Só temos essa renda. Tem agente de saúde no postinho, mas não tem equipamento pra trabalhar, e a gente tá sem saber o que fazer," disse Fran Santos, moradora do bairro.

Outra residente, Mirelia Lira, também manifestou sua preocupação: "Precisamos de uma solução sobre o peso das crianças do São Judas Tadeu, pois no sistema do Bolsa Família já estão cobrando de nós, sendo que os postos de saúde não estão pesando, porque estamos morando em outro bairro. Estão com sério problema em questão do peso. Eles estão alegando que não tem material, só que estamos sendo prejudicados."

Sobre o assunto, nossa equipe entrou em contato com a secretária de Desenvolvimento Social, Helena Wanderley, que forneceu esclarecimentos sobre o procedimento e orientações para os beneficiários do Bolsa Família.

"As informações sobre as condicionalidades do Bolsa Família na saúde são repassadas de 6 em 6 meses e no dia do Patos pra Frente os serviços foram oferecidos para que os beneficiários atualizassem as informações. E também os agentes de saúde estão fazendo o acompanhamento, se alguma família não fez o acompanhamento pode procurar orientações no Posto de Saúde," afirmou Helena.

O Patosonline.com também entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde, que reforçou a resposta de Helena, informando que no último dia 14 de abril foram realizadas as ações do programa "Patos pra Frente", no residencial, para atualização das informações dos beneficiários. A pasta reforçou que as famílias que não estavam no dia podem procurar a unidade de saúde. 

 

Por Patos Online