Locais Ostomizados
Josmá Oliveira defende prioridade em filas para pessoas ostomizadas e diz que apresentará Projeto de Lei
Ele enfatizou a importância de políticas públicas que respeitem as necessidades dos ostomizados, além de informar e sensibilizar a sociedade sobre o assunto.
09/06/2024 07h00 Atualizada há 6 meses
Por: Girleide Vilar Fonte: Patosonline.com
Foto: SelesNafes.com/Câmara Municipal de Patos

O vereador Josmá Oliveira (MDB) destacou recentemente a necessidade de priorizar pessoas ostomizadas em filas, como as de bancos e supermercados. Essas pessoas, que utilizam bolsas de colostomia, enfrentam situações delicadas e muitas vezes constrangedoras ao esperar por atendimento.

Durante sessão ordinária na última quinta (07), Josmá Oliveira afirmou que apresentará um Projeto de Lei para garantir essa prioridade. Ele enfatizou a importância de políticas públicas que respeitem as necessidades dos ostomizados, além de informar e sensibilizar a sociedade sobre o assunto.

"As pessoas ostomizadas não podem ficar esperando, porque não controlam parte do intestino. Pode haver excreção involuntária, o que causa constrangimento", explicou o vereador.

Josmá argumenta que o correto é que os ostomizados sejam identificados e atendidos imediatamente, evitando situações desconfortáveis. Segundo ele, essa é uma questão de dignidade e respeito. "Precisamos de mais empatia e compreensão com essas pessoas", destacou.

O Projeto de Lei a ser apresentado visa não apenas garantir prioridade em filas, mas também promover campanhas de conscientização sobre a condição dos ostomizados, para que a sociedade entenda e respeite as necessidades desses pacientes.

Seu navegador não suporta o elemento de áudio.

Vereador Josmá Oliveira - Áudio: Câmara Municipal, com edição Higo de Figueirêdo/Rádio Espinharas FM