Política Eleições 2024
Vereador de oposição, Salomão Cordeiro, afirma que Zé Afonso não poderá ser candidato a prefeito de Santa Terezinha-PB
O espaço fica aberto caso o ex-prefeito Zé Afonso e sua equipe jurídica queiram se manifestar acerca da afirmativa
16/06/2024 08h00 Atualizada há 3 meses
Por: Marcos Oliveira Fonte: Patosonline.com
Foto: reprodução

O vereador Salomão Cordeiro (Republicanos), líder do prefeito na Câmara Municipal, falou ao Patosonline que o ex-prefeito de Santa Teresinha-PB, José Afonso Gayoso, não poderá ser candidato a prefeitura do município.

Segundo Salomão, existem contas irregulares do ex-prefeito junto ao Tribunal de Contas da União, que impedirão Zé Afonso, que está inelegível até 17 de julho, a registrar a sua a candidatura à prefeitura do município na Justiça Eleitoral.

"Os atos de campanha não começam no mês de julho, começam em abril, porque registrar campanha depende de uma série de documentos que só serão emitidos se você tiver completamente legalizado, e ele tem várias contas irregulares naquele órgão", disse Salomão Cordeiro.

O vereador acrescentou que o ex-prefeito deveria explicar as motivações dos processos que os deixaram 20 anos inelegíveis, e considerou que o ex-gestor estaria enganando a população e seus aliados no município.

Salomão, que também é advogado, finalizou dizendo que não teme o enfrentamento político com Zé Afonso, que é considerado pelo grupo do prefeito Arimateia Camboim, como o melhor adversário a ser enfrentado na eleição deste ano.

O vereador Salomão afirmou que o ex-prefeito possui diversas contas irregulares e não apenas uma. Segundo o parlamentar, Zé Afonso tem tentado convencer a população de que pode ser candidato, mas isso não seria verdade e as contas julgadas irregulares pelo TCU impedem sua candidatura conforme a legislação vigente.

“Como ele próprio afirmou que está inelegível até o dia 17 de julho, isso é uma pendência jurídica muito difícil de ser apurada, consolidada, daqui para as eleições. […] Nós queríamos disputar com ele mesmo, mas lamentavelmente os desastres que ele cometeu no município foram tão grandes que o afastaram por tanto tempo que não pode ainda voltar”, disse o vereador.

 O espaço fica aberto caso o ex-prefeito Zé Afonso e sua equipe jurídica queiram se manifestar acerca da afirmativa.

Genival Júnior - Patosonline.com