Regional Na região
Espécie quase em extinção, gato-maracajá é encontrado morto na Serra de Santa Luzia após ser atropelado
O atropelamento ocorreu possivelmente entre quinta-feira (13) e sexta-feira (14), mas as imagens começaram a circular nas redes sociais há cerca de três dias.
17/06/2024 14h08 Atualizada há 5 meses
Por: Felipe Vilar Fonte: Felipe Vilar - Patosonline.com
Foto: Reprodução/Patosonline

Um triste incidente chamou a atenção dos moradores da região e de ambientalistas nesta última semana. Um gato-maracajá, uma espécie rara e quase em extinção na Caatinga, foi atropelado e morto em um trecho da BR-230 que corta a Serra de Santa Luzia, na altura do Sítio Olho D'Água Grande, Sertão da Paraíba. 

O atropelamento ocorreu possivelmente entre quinta-feira (13) e sexta-feira (14), mas as imagens começaram a circular nas redes sociais há cerca de três dias. Um popular, que registrou o momento e compartilhou o vídeo online, inicialmente confundiu o animal com uma onça jovem.

No vídeo, o popular diz: “Aqui no sítio Olho D’água Grande, na BR-230, próximo à ponte da Serra de Santa Luzia. Ontem, por volta de 20h, um automóvel atropelou uma onça jovem”. No entanto, especialistas confirmaram que o animal era um gato-maracajá (Leopardus wiedii), uma espécie que enfrenta grandes riscos de extinção, ameaçado pela caça e pelo desmatamento de seu habitat natural, especialmente no bioma da Caatinga.

O gato-maracajá é um felino de pequeno porte, conhecido por sua pelagem manchada e hábitos arborícolas. A espécie é fundamental para o equilíbrio ecológico, atuando como predador de pequenos animais e ajudando a controlar populações de roedores e outros pequenos vertebrados.

Veja o vídeo abaixo:

View this post on Instagram

A post shared by Patos Online (@patosonline)

 

 

Por Felipe Vilar - Patos Online