Pelo segundo ano consecutivo, o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), instala o posto de Pronto Atendimento para reforçar a assistência em saúde aos forrozeiros e visitantes do mais tradicional São João do sertão, em Patos. A unidade vai funcionar todas as noites. O espaço contará com profissionais do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro e realizará atendimentos de baixa e média complexidade, promovendo rapidez no atendimento ao público que precisar dos serviços de saúde.
O Posto Médico funcionará como pronto atendimento e está equipado com insumos e equipamentos, medicamentos, macas e cadeiras. Quem necessitar de assistência contará com uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e uma ambulância de apoio do Programa Coração Paraibano, com equipe completa para remoção para o Hospital Regional de Patos caso haja necessidade de atendimento cardiológico, ou de outros que exijam maior complexidade. O São João de Patos acontece de 19 a 23 de junho.
“Esta é mais uma maneira de o Estado prestar assistência em saúde à população, sobretudo a que estará concentrada na tradicional festa junina, tendo a Secretaria de Estado da Saúde de forma presencial nos maiores festejos na Paraíba, a exemplo do São João de Patos, que é o mais procurado do sertão. Ano passado a gente colocou o posto e avaliou que foi importante esse apoio e, este ano, voltamos a montar a mesma estrutura”, afirma o diretor geral do Hospital de Patos, Francisco Guedes.
Segundo a responsável técnica da Enfermagem do Hospital e coordenadora do Serviço do Posto Médico, Josiane Ramalho, a medida visa descentralizar e desafogar o atendimento na unidade hospitalar nesta época dos festejos juninos, possibilitando que os pacientes com menor complexidade possam ser atendidos no próprio local do evento. “Vamos transferir apenas aqueles pacientes que precisam de uma observação mais especializada, de um exame complementar e que necessitem ficar em observação”, afirma ela.
Além de pronto atendimento, no posto também serão distribuídos preservativos masculinos e femininos. O atendimento no posto será direcionado àquelas pessoas que sejam levadas pelo Corpo de Bombeiros, levadas por terceiros ou mesmo que procurem atendimento espontâneo caso necessitem.
O diretor geral do Complexo lembra que as escalas dos profissionais que atuarão no Posto não afetará o atendimento no hospital. “Montamos a equipe sem mexer nas nossas escalas de plantões da semana, de forma que nada mudará em nossa rotina hospitalar e estaremos tanto no posto médico, quanto na unidade, aptos a atender essa demanda sazonal que aumenta nos dias de festejos juninos”, finaliza Francisco Guedes.