Regional Falta de água
Vazamentos seguidos na adutora afetam abastecimento em cidades do Sabugi
A previsão é que os reparos no último rompimento sejam concluídos até o final da tarde desta sexta-feira (21).
21/06/2024 14h00 Atualizada há 5 meses
Por: Felipe Vilar Fonte: Assessoria
Foto: Divulgação/Cagepa

O sistema de abastecimento de água das cidades de São Mamede, Santa Luzia, Várzea e São José do Sabugi enfrenta intermitências devido a três vazamentos consecutivos na adutora de água bruta do sistema Patos/Sabugi. A previsão é que os reparos no último rompimento sejam concluídos até o final da tarde desta sexta-feira (21).

Há 72 horas, equipes da Cagepa trabalham incessantemente para restabelecer o fornecimento de água para essas quatro cidades do Sertão Paraibano. Diversos técnicos estão se revezando para garantir a continuidade dos reparos e a normalização do sistema o mais rapidamente possível.

Os vazamentos ocorreram no leito do Rio Farinha, em Patos, o que tem dificultado os trabalhos devido ao volume de água ainda presente no rio, típico do final do período chuvoso. Mesmo com o uso de duas retroescavadeiras, bombas de drenagem, geradores e uma equipe especializada, a complexidade do local tem sido um grande desafio.

O primeiro vazamento foi identificado na última terça-feira (18), seguido por um segundo na quarta-feira. O terceiro ocorreu no final da noite de quinta-feira (20), e desde as primeiras horas desta sexta-feira (21), as equipes de manutenção estão empenhadas em concluir os reparos até o final do dia.

"Apesar de toda essa complexidade, os técnicos da Cagepa estão comprometidos em restabelecer o abastecimento nas cidades afetadas o mais rápido possível, mesmo enfrentando a dificuldade de trabalhar em um ambiente alagado", afirmou Jonatas Raulino, gerente Regional das Espinharas.

A Cagepa reafirma seu compromisso em resolver a situação e pede a compreensão dos moradores das cidades afetadas durante este período de reparos.

Por Assessoria/Cagepa