A Secretaria de Cultura da Paraíba (Secult-PB) anunciou a realização de seu primeiro concurso público, oferecendo 33 vagas, programado para o segundo semestre de 2024. A informação foi divulgada pelo secretário de Cultura do estado, Pedro Santos, durante o programa Arapuan Verdade na última quinta-feira (20).
O concurso público da Secult-PB será histórico, sendo o primeiro da instituição, e o edital está previsto para publicação no segundo semestre, após a seleção da banca organizadora pela Secretaria de Administração. As oportunidades abrangerão diversas áreas, incluindo antropologia, paleontologia, arqueologia, arquivologia, produção cultural, historiador, dança, teatro, música, circo e cinema.
Durante sua participação no programa, Pedro Santos destacou também o significativo investimento do Governo do Estado nos festejos juninos, que atingiu R$ 44 milhões. Esses recursos foram direcionados por meio de editais que beneficiaram quadrilhas, barraqueiros, o Parque do Povo, convênios com prefeituras e setores de saúde. "Nunca antes na história tivemos um investimento dessa magnitude. O governador sabe que a festa tem um impacto muito grande e fortalece nossa identidade cultural", afirmou Pedro Santos.
Sobre a crescente presença do chamado ‘forró de plástico’ nos eventos, o secretário enfatizou a diversidade e inclusão, ressaltando que há espaço para todos os estilos. No entanto, ele destacou a importância de manter o autêntico forró nas festas juninas, comparando a situação ao Carnaval de Recife, que sem frevo perderia sua essência. "No São João, o que nos constitui é o forró. Sempre buscamos fazer essa sensibilização", explicou ele.
Além das oportunidades no concurso, a Secult-PB, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), abrirá matrículas para a primeira pós-graduação lato sensu em gestão e produção cultural no mês de julho, oferecendo 150 vagas. A pós-graduação será à distância, concedendo aos estudantes o título de especialista, com quatro encontros presenciais ao longo do curso. "O governo libera uma bolsa para isso. Vai haver cotas de vagas por região, ou seja, todas as regiões da Paraíba serão contempladas", completou o secretário.
Por Patos Online