Locais Procissão das águas
Grupo Impacto e Colônia de Pescadores realizam limpeza do Açude do Jatobá em preparação para a Procissão das Águas
A limpeza do açude é uma preparação tradicional para a Procissão das Águas, um evento religioso que celebra o padroeiro São Pedro e teve início por volta das 16h deste domingo (30).
30/06/2024 17h00 Atualizada há 5 meses
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: divulgação/Grupo Impacto

Na manhã deste domingo (30), o Açude do Jatobá, em Patos, foi palco de uma importante ação de limpeza organizada pelo Grupo Impacto e pela Colônia de Pescadores. A ação contou também com o apoio do empresário conhecido como Brother Construtor, que disponibilizou uma retroescavadeira para auxiliar na retirada de entulhos acumulados no manancial.

A limpeza do açude é uma preparação tradicional para a Procissão das Águas, um evento religioso que celebra o padroeiro São Pedro e teve início por volta das 16h deste domingo (30). A procissão, que envolve a imagem do santo sendo transportada sobre as águas do açude, é um momento significativo para a comunidade local, reunindo fiéis em um ato de devoção e celebração.

O envolvimento da comunidade e a colaboração de diversas entidades foram fundamentais para o sucesso da ação. O Grupo Impacto e a Colônia de Pescadores se dedicaram à limpeza manual do manancial, recolhendo resíduos e vegetação acumulada. O fornecimento da retroescavadeira, facilitou a remoção de detritos maiores e contribuiu significativamente para a eficácia da limpeza.

 

A Procissão de São Pedro é um evento que acontece desde a década de 1950. Naquela época, pescadores que moravam ao redor do Açude Jatobá se reuniram para trazer a imagem de São Pedro, invocado como protetor dos pescadores, pelas águas do açude. Desde então, a procissão se tornou uma celebração anual, repleta de fé e devoção.

Por Patos Online