Em um dia histórico em São Januário, o Vasco venceu o Fortaleza por 2 a 0 e respirou na briga contra o rebaixamento no Brasileirão. O duelo foi válido pela 14ª rodada.
Com o resultado, o Cruz-maltino chegou aos 14 pontos e abriu 3 pontos para o Z-4, subindo para o 14° lugar na tabela. Já o Leão do Pici, com 20 pontos, é o 9° colocado.
Antes de a bola rolar, o torcedor vascaíno presenciou um momento histórico para o clube. Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes sancionou a lei do Potencial Construtivo de São Januário, que possibilitará a reforma da casa cruz-maltina. A cerimônia aconteceu na tribuna de honra e contou com a presença do presidente Pedrinho.
O primeiro tempo começou da pior maneira possível para o Vasco. Logo aos 13 minutos, Dimitri Payet sentiu dores na coxa e precisou ser substituído por JP Murilo.
Este foi o primeiro jogo como titular do camisa 10 francês após se recuperar de lesão. No clássico contra o Botafogo, o meia entrou ainda no primeiro tempo, mas foi tirado de campo na etapa final por recomendação do departamento médico.
Jogando em casa e diante de sua torcida, o Vasco dominou o Laion nos primeiros 45 minutos e construiu as principais chances. Pablo Vegetti chegou com perigo pelo menos três vezes, e em uma delas o goleiro João Ricardo fez um "milagre".
No fim da etapa inicial, o Fortaleza ficou com menos um em campo. Hércules fez falta em cima de Adson, que puxava contra-ataque, e o camisa 35 levou o vermelho direto.
Com um a mais em campo, o Vasco não demorou para abrir o placar. Nos acréscimos, Mateus Carvalho, o Cocão, recebeu de David e, da entrada da área, finalizou para fazer 1 a 0.
Na volta para o segundo tempo, o Cruz-maltino seguiu melhor no jogo e ampliou o placar. Após cobrança de escanteio, Vegetti testou firme para o gol e chegou ao seu sexto gol no Brasileirão, se isolando na artilharia.
Apesar da vitória, o Vasco ganhou muitos desfalques para o jogo contra o Internacional. Isso porque Maicon, David, Hugo Moura e Lucas Piton levaram o terceiro amarelo e cumprirão suspensão na próxima rodada,
Vasco: 14° colocado, com 14 pontos
Fortaleza: 9° colocado, com 20 pontos
Internacional (F) - 07/07, 20h30 (de Brasília) - Brasileirão
Corinthians (C) - 10/07, 19h (de Brasília) - Brasileirão
Atlético-GO (F) - 17/07, 19h (de Brasília) - Brasileirão
Fluminense (C) - 07/07, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Flamengo (F) - 11/07, 20h (de Brasília) - Brasileirão
Vitória (C) - 17/07, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão
Fonte: ESPN