Gerais Proibição
Agevisa-PB proíbe uso de barbas e adornos por profissionais que manipulam alimentos na Paraíba
A medida, publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB) e assinada pela Agência de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa-PB), visa a promoção e proteção da saúde da população.
05/07/2024 10h00 Atualizada há 5 meses
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Freepik

A partir desta sexta-feira (5), chefs de cozinha e outros profissionais que manipulam alimentos na Paraíba ficam proibidos de usar barbas e adornos como brincos, anéis, pulseiras, unhas grandes ou postiças durante o exercício de suas atividades profissionais. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB) e assinada pela Agência de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa-PB), visa a promoção e proteção da saúde da população.

Apesar de reconhecer a jurisprudência brasileira, que proíbe determinar um padrão de aparência para empregados, a Agevisa-PB justificou que a saúde pública deve prevalecer. A resolução de 2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é citada para fundamentar a decisão, destacando a importância de melhorar as condições higiênico-sanitárias nos serviços de alimentação.

Os órgãos de inspeção sanitária na Paraíba passarão a analisar essas questões com rigor, e o descumprimento da nova medida acarretará infrações puníveis conforme a legislação sanitária vigente. Em casos mais graves, os infratores poderão enfrentar ações cíveis ou penais.

O que diz a resolução da Anvisa

 

Por Patos Online