Esportes Aniversário
Esporte de Patos comemora 72 anos de fundação neste domingo (07)
São décadas de um time que formou atletas que marcaram o nosso futebol e continua sendo um formador de novos talentos.
07/07/2024 21h40 Atualizada há 5 meses
Por: Felipe Vilar Fonte: Felipe Vilar - Patos Online
Foto: divulgação

O Esporte Clube de Patos, uma das agremiações de maior tradição do futebol da Paraíba, completa neste domingo, 7 de julho, 72 anos de sua fundação. São décadas de um time que formou atletas que marcaram o nosso futebol e continua sendo um formador de novos talentos.

O Patinho Terror do Sertão foi fundado no dia 07 de julho de 1952, sucedendo o Botafogo Futebol Clube, criado por Inocêncio Oliveira, um Taperoaense, da Bahia, que por anos residiu e morreu na capital do Sertão paraibano.

 

Inocêncio Oliveira, com problemas de saúde, transferiu-se para a Bahia e no regresso foi convidado pelo atleta Zéu Palmeira e outros a participar de uma reunião, que já havia previamente decidido pela fundação do Esporte Clube de Patos em substituição ao Botafogo Futebol Clube. Mesmo sendo contrário a sucessão/fundação, Inocêncio Oliveira ofereceu toda a documentação do Botafogo, os troféus e o recibo do pagamento mensal feito à Federação

O clube se profissionalizou em 1964, passando a disputar o Campeonato Paraibano no ano seguinte, 1965. Em sua estreia como equipe profissional, aplicou uma sonoro e histórica goleada de 11-0, na equipe do Cinco de Agosto da cidade de João Pessoa, uma das maiores goleadas registradas na história do futebol paraibano. Devido a isso, o Esporte passou a ser chamado pela crônica esportiva da Paraíba de "O Terror do Sertão", como é conhecido até hoje.

Carregou em seu escudo até 2015 o ícônico Pato Donald, que era o mascote do clube, no entanto, temendo ações judiciais da Walt Disney Company por violação de direitos de imagem, o escudo foi remodelado.

Antigo símbolo do Esporte Clube de Patos - Foto: Reprodução

 

Atual símbolo do Esporte Clube de Patos - Foto: Reprodução

Nos últimos anos, a equipe vem enfrentando uma grave crise financeira, abrindo mão de jogar o Campeonato Paraibano da 2ª Divisão em 2021 e sendo rebaixado para a 3ª Divisão do Estadual em 2022.

Para 2024, o clube tenta novamente o acesso à Primeira Divisão, após bater na trave no ano passado. A segundona terá início no mês de agosto. Além disso, a equipe também disputa os campeonatos Sub-17 e Sub-20. 

Desde 203, o clube conta com uma nova diretoria, tendo a frente o presidente Bruno Marlon e o vice-presidente Roberto Filho.

 

Por Felipe Vilar - Patosonline.com