Gerais Economia Brasileira
Em entrevista, economista Roberta Trindade fala sobre dinâmica dos preços dos produtos no Brasil
Roberta Trindade explicou que os baixos salários recebidos por grande parte da população brasileira têm efeitos profundos na economia, desmentindo a ideia comum de que a inflação é estimulada pelo aumento salarial.
10/07/2024 07h00 Atualizada há 2 meses
Por: Girleide Vilar Fonte: Patosonline.com
Foto: Redes sociais/Agência Brasil

Nesta terça-feira (09), a professora e economista Roberta Trindade foi entrevistada no programa Espinharas Notícias, da Rádio Espinharas FM. Durante a conversa, ela abordou diversos aspectos da economia brasileira, com destaque para o impacto dos baixos salários dos trabalhadores e a alta nos preços dos produtos consumidos no país.

Roberta Trindade explicou que os baixos salários recebidos por grande parte da população brasileira têm efeitos profundos na economia, desmentindo a ideia comum de que a inflação é estimulada pelo aumento salarial. Segundo a economista, o principal fator para a alta dos preços é a influência de determinados produtos e serviços sobre outros.

Ela destacou que o aumento dos preços é impulsionado, em grande parte, pelos custos de transporte, como fretes e serviços de aluguel de veículos. 

A economista também mencionou que o trabalho de taxistas, motoristas de aplicativos e mototaxistas é diretamente afetado pelos aumentos no custo dos fretes. Isso, por sua vez, repercute nos preços dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas, que também são impactadas pelos custos elevados de transporte de seus componentes e matérias-primas.

Veja o trecho da entrevista abaixo:

Loading...