Policial Fuga de detentos
Detentos romperam três grades para conseguir fugir pela rede de esgoto do presídio Serrotão em Campina Grande
De acordo com a diretoria do presídio, os detentos conseguiram romper três grades diferentes para concretizar a fuga.
10/07/2024 17h23 Atualizada há 3 meses
Por: Felipe Vilar Fonte: Felipe Vilar - Patos Online
Foto: divulgação

Nesta terça-feira (9), dois presos escaparam do Presídio Regional Raimundo Asfora, o Serrotão, em Campina Grande, Agreste da Paraíba, utilizando o sistema de drenagem de águas e esgotos da unidade prisional. De acordo com a diretoria do presídio, os detentos conseguiram romper três grades diferentes para concretizar a fuga.

Os presos iniciaram a fuga rompendo a primeira grade no sistema de drenagem do banho de sol. Em seguida, romperam outra grade na drenagem de águas pluviais, onde encontraram duas grades de ferro maciço muito grosso. A fuga ocorreu através do sistema subterrâneo que passa por debaixo das muralhas da prisão.

A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) informou que diligências estão em andamento para recapturar os fugitivos. Em nota, a secretaria destacou as medidas adotadas, que incluem a comunicação imediata aos órgãos de Segurança Pública do Estado e a abertura de um procedimento investigativo interno para apurar as causas e responsabilidades do incidente.

A ausência dos detentos foi notada durante a contagem dos apenados após o banho de sol. A diretoria do Serrotão afirmou que qualquer forma de facilitação ou envolvimento de funcionários está descartada, e a suspeita recai sobre um possível apoio externo aos fugitivos.

Segundo a Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica Penitenciária da Paraíba, os detentos são José Edson dos Santos Pereira, de 31 anos, conhecido como "Edson Taxista", natural da região de Cubati/Picuí, e Edson da Silva Santos, conhecido como "Etinho", de 29 anos, oriundo da região de Olivedos/Pocinhos.

As equipes de inteligência da polícia estão investigando se os dois homens ainda se encontram em Campina Grande. A população é orientada a colaborar com as autoridades, informando qualquer atividade suspeita ou possível avistamento dos fugitivos. Denúncias podem ser feitas anonimamente através do telefone 197, da Polícia Civil, ou pelo 190, da Polícia Militar.

Confira a nota na íntegra emitida pela Seap nesta quarta (10):

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) tomou conhecimento da fuga de dois internos da Penitenciária Regional Raimundo Asfora (Serrotão), em Campina Grande-PB, ocorrida no dia 09 de julho de 2024. O Secretário titular da Pasta, João Alves de Albuquerque, determinou a adoção de medidas de urgência, dentre as quais a comunicação imediata aos demais órgãos da Segurança Pública do Estado e a abertura de procedimento investigativo interno para apuração das causas e responsabilidades que envolvem o fato.

De acordo com a GESIPE/SEAP – Gerência Executiva do Sistema Penitenciário, os detentos foragidos são JOSÉ EDSON DOS SANTOS PEREIRA, vulgo "EDSON TAXISTA", oriundo da região de Cubati/Picuí, e EDSON DA SILVA SANTOS, vulgo "ETINHO", oriundo da região de Olivedos/Pocinhos, ambos vinham cumprindo pena em regime fechado.

Desde o ocorrido, as forças de segurança integradas se encontram em diligências para recaptura dos foragidos, sendo relevante a colaboração da população, que pode se valer dos canais de denúncia disponibilizados pelo Estado, garantido o total sigilo da fonte:
- Polícia Civil, através do Disque-denúncia pelo 197;
- Polícia Militar, através do 190.

 

Por Felipe Vilar - Patos Online