Ramón Díaz é o novo treinador do Corinthians. O clube acertou com o argentino nesta quarta-feira (10) para o cargo vago desde a queda de António Oliveira.
O comandante de 64 anos assinou contrato até 31 de dezembro de 2025. e chegará ao clube ao lado do filho Emiliano Díaz, seu auxiliar. Ramón Díaz teve um trabalho recente de destaque no Brasil ao livrar o Vasco do rebaixamento em 2023.
No entanto, acabou deixando São Januário neste ano, quando foi derrotado por 4 a 0 para o Criciúma em São Januário, no mês de abril.
Veja o comunicado emitido pelo Corinthians:
Nesta quarta-feira (10), o Corinthians acertou a contratação do técnico argentino Ramón Díaz para o comando da equipe principal masculina de futebol. Seu contrato é válido até 31 de dezembro de 2025.
Os auxiliares Emiliano Díaz e Juan Romanazzi, o preparador físico Diego Pereira e o analista de desempenho Damian Paz também chegam para compor a comissão técnica do clube.
Díaz foi jogador entre os anos 1970 e 1990, com passagens por River Plate (ARG), Napoli (ITA), Fiorentina (ITA), Internazionale (ITA) e Monaco (FRA). Após pendurar as chuteiras, iniciou a carreira de treinador justamente no River, onde foi multicampeão com sete campeonatos Argentinos e uma CONMEBOL Libertadores.
Trabalhou em diversos clubes das Américas, Europa, Ásia e África. Na temporada passada, foi vice-campeão do Mundial de Clubes FIFA no comando do Al-Hilal e, em seguida, dirigiu o Vasco da Gama.
O novo treinador corinthiano acompanhará a partida desta noite (10), na tribuna do estádio São Januário, e estará a frente da equipe na próxima rodada do Brasileirão.
A passagem do argentino pelo clube carioca durou 41 jogos. Foram 17 vitórias, 11 empates e 13 derrotas.
No início de 2024, ainda sob o comando de Ramón, o Cruz-maltino caiu na semifinal do Campeonato Carioca para o Nova Iguaçu. Na Copa do Brasil, o treinador classificou a equipe até a terceira fase.
Ídolo do River Plate como atleta e técnico, Ramón Díaz conquistou a CONMEBOL Libertadores de 1996 à frente da equipe do Monumental de Núñez.
O treinador ainda teve um trabalho de destaque recente no comando do Al Hilal, quando levou o time à final do Mundial de Clubes da Fifa de 2023, deixando pelo caminho o Flamengo de Vitor Pereira.
Vasco (F) - 10/07, 19h (de Brasília) - Brasileirão
Criciúma (C) - 16/07, 21h (de Brasília) - Brasileirão
Bahia (F) - 21/07, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Fonte: ESPN