Nesta quarta-feira (10), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), através da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em 16 cidades afetadas por desastres. Entre os municípios reconhecidos, sete estão localizados na Paraíba e enfrentam um período de estiagem.
Os municípios paraibanos incluídos na lista são: Damião, Gado Bravo, Matureia, Nova Palmeira, Poço Dantas, Princesa Isabel e São José do Bonfim. Além destes, outras dez cidades dos estados da Bahia, Ceará, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul também foram reconhecidas em situação de emergência.
Com o reconhecimento da situação de emergência, as prefeituras dessas cidades podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil. Esses recursos podem ser utilizados para a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros itens essenciais.
As prefeituras devem realizar a solicitação de recursos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Após a aprovação, é publicada uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) com o valor a ser liberado.
Por Patos Online