Policial Fatalidade
Idosa de 68 anos morre após se engasgar com pedaço de carne e sofrer parada cardíaca enquanto almoçava, em Cajazeiras
Apesar dos esforços para salvar sua vida, incluindo os primeiros socorros administrados por uma equipe do SAMU, a idosa acabou sofrendo uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.
12/07/2024 12h13 Atualizada há 3 meses
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com Diário do Sertão
Foto: Reprodução

Uma idosa de 68 anos, identificada como Joaquina Leonora dos Santos Abreu, faleceu na tarde desta quinta-feira (11) após se engasgar com um pedaço de carne enquanto almoçava em sua residência, localizada no bairro Pôr do Sol, na Zona Norte de Cajazeiras.

De acordo com informações fornecidas por familiares, dona Joaquina estava em casa quando o incidente ocorreu. Apesar dos esforços para salvar sua vida, incluindo os primeiros socorros administrados por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que atuou durante cerca de meia hora, a idosa acabou sofrendo uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

Casos de engasgo com alimentos sólidos, como o ocorrido com dona Joaquina, são situações de emergência que exigem uma rápida intervenção. A manobra de Heimlich é uma técnica recomendada para desobstruir as vias respiratórias em tais situações. A técnica consiste em colocar uma das mãos fechada sobre a região epigástrica, conhecida como “boca do estômago”, enquanto a outra mão comprime a primeira. Simultaneamente, a “boca do estômago” é empurrada para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão, com o objetivo de expulsar o material que está obstruindo as vias respiratórias.

Manobra de Heimlich (Crédito: Reprodução/Tua Saúde)

 

Por Patos Online
Com informações do Diário do Sertão