Gerais Meteoro
Passagem de meteoro é vista em várias cidades do Nordeste na madrugada deste sábado (13); veja vídeo
O clarão impressionou e assustou moradores de diversas localidades.
13/07/2024 18h00 Atualizada há 4 meses
Por: Felipe Vilar Fonte: Diário do Nordeste
Registro do clarão em Oeiras, no Paiuí (Foto: Reprodução/Redes sociais)

queda de um meteoro iluminou parte do céu do Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco e Bahia na madrugada deste sábado (13), por volta das 0h10. O clarão impressionou e assustou moradores de diversas localidades.

"Eu tive a oportunidade única de poder prestigiar de surpresa, estava na varanda da minha casa e nunca tinha visto algo igual. Estou em Tauá, no Ceará", disse o usuário Lucas Batts no X (antigo Twitter). 

☄ï¸Â Ceará e outros estados do Nordeste têm clarão no céu após passagem de meteoro luminoso. O fenômeno aconteceu na madrugada deste sábado (13), por volta das 0h10. Moradores de Tauá e Juazeiro do Norte relataram ter avistado o clarão.

Saiba mais: https://t.co/AbE8pkMBxR pic.twitter.com/jLs2rzjSf1

— Diário do Nordeste (@diarioonline) July 13, 2024

Marcelo Felipe, de Juazeiro do Norte, também teria avistado o clarão: "Pensei até que fosse um relâmpago, já que estava garoando no momento", escreveu.

Nas redes sociais, foram publicados registros de câmeras de segurança e vídeos de internautas de mais de 15 cidades piauienses, incluindo Teresina, Picos, Piripiri e Curral Novo. O fenômeno também teria sido visto no sertão pernambucano e na Bahia, além do Maranhão.

"Eu vi na hora, pensei que era um raio", disse uma usuária do X. "Virou dia, que incrível", escreveu outra pessoa.

O QUE É UM METEORO?

De acordo com a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), o fenômeno avistado se trata de um bólido, um tipo de meteoro muito luminoso. Os meteoros ocorrem quando um pedaço de rocha espacial atravessa a atmosfera da Terra.

"Ele surgiu rapidamente no céu e durou poucos segundos, porém com um enorme brilho, o que denota uma massa razoável e grande velocidade", detalhou a entidade.

Apesar das primeiras informações, a Bramon ainda está analisando a ocorrência.

Fonte: Diário do Nordeste