Começa no próximo sábado, 20 de julho, o prazo para a realização das convenções partidárias que irão indicar os candidatos que vão concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições de 2024.
De acordo com a Lei n° 13.165/2015, Lei da Reforma Política, os partidos terão até o dia 5 de agosto, para indicar de forma oficial, os nomes que pretende apresentar na disputa dos cargos este ano, para serem submetidos a apreciação da Lei Eleitoral, e participarem da campanha.
Apesar de iniciar no próximo sábado, a maioria dos partidos, sobretudo os grandes partidos, devem realizar as convenções apenas nas datas finais do prazo, quando já estará mais próximo ao início do prazo oficial da campanha, que se inicia no dia 16 de agosto.
Em Patos, os partidos políticos ainda não anunciaram as datas das convenções, o que deve acontecer nos próximos dias. A expectativa é que tenhamos quatro candidatos a prefeito indicados em convenção, casos de Nabor Wanderley (Republicanos), Ramonilson Alves (PSDB), Priscila Lima (Baronesa), pelo MDB, e Edileudo Lucena pelo PT.
As convenções também servirão para conhecer o quantitativo de candidatos a vereador indicado pelos partidos em cada município, fato que ajudará a montar o tabuleiro de xadrez para a disputa do pleito.
O QUE É CONVENÇÃO PARTIDÁRIA?
Segundo a Lei Eleitoral, convenções partidárias são reuniões de filiados a um partido político para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos e formação de coligações (união de dois ou mais partidos a fim de disputarem eleições).