O Santos fez um jogo abaixo do que se espera de um líder, mas conseguiu empatar em 1 a 1 com o Vila Nova, nesta quinta-feira (18), no estádio OBA, em Goiânia, e segurou o primeiro lugar da Série B do Campeonato Brasileiro.
Os gols da partida saíram no segundo tempo. Mesmo em pior momento no confronto, Furch abriu o placar para o Peixe. Em seguida, Jemmes empatou o confronto. Depois, os mandantes tiveram o atacante Henrique Almeida expulso, e a precaução tomou conta de ambos os lados.
Com o resultado, o Santos ficou com 29 pontos e terminará a 16ª rodada no topo da classificação. Ainda que o América ganhe do Amazonas no próximo sábado, a equipe mineira ficaria com uma vitória a menos nos critérios de desempate.
O Tigrão, por sua vez, segue com a segunda colocação, com 28 pontos somados, e mantém a invencibilidade como mandante na Segundona. São nove partidas, com sete vitórias e dois empates.
O Santos volta a jogar pela Série B na próxima segunda-feira (22). Às 20h (de Brasília), a equipe recebe o Coritiba, na Vila Belmiro. Já o Vila Nova visita a Ponte Preta, no estádio Moisés Lucarelli, às 21h30 (de Brasília) da próxima terça-feira (23).
Vila Nova e Santos fizeram um primeiro tempo longe do que pode se projetar para dois times que rivalizam pela liderança da competição. Em termos de criação, faltou muito.
Na primeira etapa, o que mais chamou a atenção foi a indecisão do árbitro Rodrigo José de Pereira Lima para marcar uma penalidade. Ele levou quase quatro minutos para definir se Quintero tocou intencionalmente com a mão na bola após cabeçada de Furch. Ao fim, decidiu que não.
Nesse marasmo criativo, o Tigrão foi o dono da única grande chance da etapa inicial, que, ironicamente, foi quase um gol contra. Após cruzamento pela direita com Elias, a principal arma da equipe, João Schmidt cabeceou contra a própria meta e obrigou Gabriel Brazão a fazer boa defesa.
Na volta do intervalo, o Vila foi quem mais se aproximou do gol novamente. Dessa vez, Henrique Almeida chutou dentro da área e obrigou Gabriel Brazão a aparecer mais uma vez, logo aos quatro minutos.
Não demorou para a falta de pontaria dos mandantes ser penalizada. Foi logo na primeira chance clara do Santos na partida. Após jogada de Guilherme pela esquerda, a bola foi cruzada à área e encontrou Furch, que cabeceou para abrir o placar, aos nove minutos.
Mas, a reação dos donos da casa não tardou para acontecer. Após cruzamento, Jemmes subiu com muita facilidade em cima de Guilherme e testou para as redes, chegando ao empate aos 19.
A igualdade no placar fez justiça ao melhor momento do Vila, que era mais veloz e propositivo no embalo das jogadas de Luciano Naninho.
O time alvirrubro seguia no ataque quando uma fatalidade tirou Henrique Almeida de campo. Após jogada individual, o atacante tentou chutar e acertou o goleiro rival. A arbitragem entendeu que era lance para dar o segundo cartão amarelo ao atleta no jogo, aos 30.
Depois de o confronto ser tomado pela precaução dos dois lados, o Santos tentou se lançar ao ataque nos instantes finais e assustou com um chute de João Schmidt.
Fonte: CNN Brasil