A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está conduzindo uma importante pesquisa na cidade de Patos para investigar a influência do clima na ocorrência de doenças como a dengue e a doença de Chagas. O pesquisador da Fiocruz, Diego Xavier, informou à equipe de jornalismo da Rádio Espinharas FM que o clima exerce um efeito significativo sobre os vetores dessas doenças, como mosquitos e barbeiros.
O pesquisador explicou que a equipe está trabalhando com dados de várias escalas para compreender melhor essa relação. Para isso, estão utilizando uma combinação de tecnologias e métodos, incluindo imagens de drone e entrevistas com as comunidades locais. O objetivo dessas entrevistas é entender como as pessoas percebem e lidam com essas doenças.
"Estamos analisando dados climáticos e epidemiológicos para identificar padrões e tendências que possam nos ajudar a prever e controlar surtos dessas doenças", afirmou Diego Xavier. Ele destacou que há possibilidades de aumento dos casos, mas o principal objetivo da pesquisa é justamente o oposto: estudar e desenvolver estratégias para evitar que isso aconteça.