Locais Força-Tarefa
Equipe do Hospital de Patos montou plano de atendimento especial para receber as vítimas dos graves sinistros de trânsito no Sertão
O hospital atendeu 21 vítimas do acidente ocorrido entre Imaculada e Água Branca e mais quatro vítimas de um acidente que aconteceu na Alça Sudeste, em Patos.
22/07/2024 20h30 Atualizada há 2 meses
Por: Felipe Vilar Fonte: Assessoria
Foto: Divulgação

Por volta das 15h40 da tarde deste domingo (21), o coordenador da urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), Allan Martins, estava de folga em sua residência quando viu, em um grupo restrito de WhatsApp do trabalho, a notícia de dois graves acidentes envolvendo várias vítimas. Imediatamente, ele se dirigiu à unidade e, juntamente com a equipe de plantão na urgência e sob orientação das direções técnica e geral, começou a colocar em prática as primeiras ações do protocolo de plano de catástrofes. Isso incluiu a implantação de uma triagem especial na porta de entrada, com a finalidade de distinguir os pacientes mais graves dos menos graves, reforço da equipe, esquema especial na farmácia e em outros setores vitais para assegurar uma boa assistência.

A urgência também foi dividida em subpartes, explicou Allan, destinando os pacientes mais graves para o eixo vermelho, outro setor para pequenos procedimentos e outro que abordou os casos mais leves. “Todo um contingente de profissionais foi montado, dividido e dimensionado para que o atendimento fosse o mais eficaz possível. Tínhamos seis médicos prontamente atendendo os casos, a equipe de enfermagem foi ampliada, inclusive com profissionais que não estariam de plantão, mas se dispuseram a vir e reforçar a equipe para atender essa demanda. Outros passaram do tempo de seus plantões de forma que essa força-tarefa foi crucial para o bom e célere atendimento às vítimas desses acidentes”, destacou o enfermeiro.

Allan Martins, Coordenador da Urgência do Hospital de Patos

 

O diretor técnico do Complexo, o médico Pedro Augusto, reforçou que o hospital teve que ampliar a equipe de assistência, chamando outros cirurgiões, neurologistas, anestesistas, clínicos, ortopedistas e buco-maxilo para dar suporte às equipes que estavam de plantão. “Nós temos no hospital um protocolo que nos prepara para esse tipo de situação que foge à normalidade dos atendimentos e conseguimos, com essa força-tarefa, dar assistência, com celeridade, a todos os pacientes. Dois deles foram a óbito em função da gravidade das lesões, outros foram transferidos para Campina Grande com trauma cranioencefálico e outros foram operados de imediato, com fratura exposta e lesões com sangramento intra-abdominal. Mas todas as vítimas que chegaram à nossa unidade tiveram assistência adequada e imediata”, afirmou o médico, agradecendo à equipe que, em um domingo, se prontificou a ir para o hospital integrar essa força-tarefa.

Dr. Pedro Augusto, Diretor Técnico do Complexo de Patos

 

Para o diretor-geral do Complexo, Francisco Guedes, a união da equipe e a estrutura de assistência disponível no hospital foram cruciais para o bom atendimento a esses pacientes. “Nesse domingo, nossa equipe mais uma vez comprovou que a população do Sertão pode confiar sua assistência em saúde ao Regional de Patos. Recebemos 35 pacientes vítimas de acidentes neste final de semana, incluindo os 25 deste domingo, e todos foram bem acolhidos e tiveram um atendimento rápido e efetivo, comprovando assim o comprometimento que cada servidor tem na prestação do serviço de excelência e a capacidade resolutiva de nossa unidade. A saúde do Estado da Paraíba vive, de fato, seu melhor momento e a Rede de Saúde de Patos acompanha esse ritmo de avanço do estado”, reiterou o diretor-geral, agradecendo à sua equipe pela união, compromisso e competência, e ao apoio de outras unidades da rede estadual de saúde que disponibilizaram equipamentos para dar melhor suporte ao socorro dos acidentados.

Dr. Pedro Augusto, Diretor Técnico do Complexo de Patos

 

O hospital atendeu 21 vítimas do acidente ocorrido entre Imaculada e Água Branca e mais quatro vítimas de um acidente que aconteceu na Alça Sudeste, em Patos. Dos quatro acidentados da Alça, um recebeu alta no domingo, um foi transferido para o Hospital do Trauma de Campina Grande, outro está estável aos cuidados da ortopedia e outro está intubado, em estado grave, com TCE e trauma no tórax. Das vítimas do outro acidente, oito tiveram alta nesta segunda-feira (22), o restante permanece no hospital em observação. As seis crianças foram transferidas para o Hospital Infantil ainda no domingo e dois pacientes, infelizmente, foram a óbito também no domingo.

Por Assessoria