Policial Atendimentos
Plantão do final de semana no Hospital de Patos é marcado por atendimento a 35 vítimas de sinistros de trânsito no Sertão
Além das vítimas dos acidentes, o hospital atendeu ainda 210 pessoas na urgência e emergência por causas diversas e realizou 12 cirurgias.
23/07/2024 05h00 Atualizada há 2 meses
Por: Felipe Vilar Fonte: Assessoria
Foto: Divulgação

O plantão da Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade pertencente à rede estadual de saúde, em Patos, neste final de semana, ficou marcado pela assistência a 35 vítimas de sinistros de trânsito no sertão, sendo dois deles de maior gravidade ocorridos neste domingo (21). Um deles ocorreu na Alça Sudeste de Patos, com quatro vítimas socorridas para a unidade, e outro vitimou 21 pessoas, duas das quais, infelizmente, foram a óbito no hospital devido à gravidade das lesões. Além das vítimas dos acidentes, o hospital atendeu ainda 210 pessoas na urgência e emergência por causas diversas e realizou 12 cirurgias.

O diretor técnico do Complexo, Pedro Augusto, afirma que o hospital teve que ampliar a equipe de assistência em função destes dois graves acidentes, chamando outros cirurgiões, neurologistas, anestesistas, clínicos, ortopedistas e bucomaxilos para dar suporte às equipes que estavam de plantão. “Nós temos no hospital o protocolo de plano de catástrofes que nos prepara para esse tipo de situação que foge à normalidade dos atendimentos e conseguimos com essa força-tarefa dar assistência, com celeridade, a todos os pacientes. Dois deles foram a óbito em função da gravidade das lesões, outros foram transferidos para Campina Grande com trauma cranioencefálico e outros foram operados de imediato, com fratura exposta e lesões com sangramento intra-abdominal. Todas as vítimas que chegaram à nossa unidade tiveram assistência adequada e imediata”, afirma o médico, agradecendo à equipe que, num domingo, se prontificou a ir para o hospital integrar essa força-tarefa.

Na emergência e urgência, além dos casos envolvendo as vítimas dos acidentes de trânsito, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram de pacientes com queixas de dores, seguido de pessoas que sofreram queda de nível/própria altura, de pacientes com dispneia e outras intercorrências, como casos de acidente vascular cerebral (AVC), convulsão, mal-estar e mordedura de animais. Foram 22 atendimentos na sexta-feira (19), mais 99 no sábado (20) e outros 89 no domingo (21).

Das 12 cirurgias realizadas entre as 18h da sexta-feira e a meia-noite deste domingo, nove foram de urgência e três eletivas. Foram seis procedimentos ortopédicos, cinco gerais e um vascular.

 

Por Assessoria