Regional Previsão do tempo
Onda de frio: Matureia registra 12ºC na madrugada desta quarta (24); Patos bate mínima de 18º C e várias cidades da região têm temperaturas baixas
A cidade, onde está localizado o Pico do Jabre, ponto mais alto da Paraíba, registrou incríveis 12ºC entre as 04h e 06h, conforme dados do serviço de meteorologia Climatempo.
24/07/2024 14h30 Atualizada há 3 meses
Por: Felipe Vilar Fonte: Felipe Vilar - Patos Online
Pico do Jabre, em Matureia, o ponto mais alto da Paraíba (Foto: Reprodução)

A onda de frio que teve início nos últimos dias continua em boa parte da Paraíba, inclusive aqui no Sertão, marcando uma mudança climática significativa, principalmente nos períodos noturnos.

O sertanejo, comumente acostumado com o calor intenso girando em torno dos 40ºC, agora convive com baixas temperaturas, inferiores, inclusive, aos 20ºC. Foi o que se registrou na madrugada desta quarta-feira, dia 24 de julho, em cidades da Região Metropolitana de Patos, com destaque para o município de Matureia.

A cidade, onde está localizado o Pico do Jabre, ponto mais alto da Paraíba, registrou incríveis 12ºC entre as 04h e 06h, conforme dados do serviço de meteorologia Climatempo. Segundo uma pesquisa do Sistema de Classificação Global de Tipos Climáticos, Matureia é considerada a terceira cidade mais fria da Paraíba, com média anual de 21,3ºC, atrás somente de Solânea e Areial.

Foto: Reprodução/Climatempo

 

Durante esta madrugada, o clima foi frio também em Patos, que registrou 18ºC. Outras várias cidades da região, principalmente aquelas localizadas em áreas serranas, tiveram mínimas nos termômetros. Confira a lista abaixo:

A previsão é de que as temperaturas continuem baixas por conta do inverno, que vai até o dia 22 de setembro, quando começa a primavera no hemisfério sul. A climatologia mostra que o inverno é uma estação de predomínio de tempo seco e quente no Nordeste. Porém, o ar seco e a atuação constante da ASAS (ventos alísios mais persistentes) contribuem para o ar mais fresco e noites mais frias.

 

Por Felipe Vilar - Patos Online