A abertura dos jogos olímpicos de Paris inovou em termo de cerimônia comparada a outros eventos esportivos. Foi a primeira vez na história que a cerimônia foi realizada fora de um estádio e tendo como cenários vários pontos da cidade com Torre Eiffel, Rio Sena, pontes e outros monumentos históricos.
Uma das primeiras situações que chamou a atenção foi a apresentação das delegações. Diferente dos tradicionais desfiles com os atletas desfilando para uma plateia, geralmente em um local fechado, os representantes dos países que participam dos jogos deslizaram em embarcações pelo Rio Sena.
Outra inovação no evento que celebrou a diversidade foi no momento de acender a tocha olímpica. Depois de percorrer vários locais de Paris nas mãos de um mascarado misterioso a chama passou pelas mãos do ex-jogador de futebol Zenedine Zidane, do tenista Rafal Nadal e outros esportistas até chegar a Marie-José Perec e Teddy Riner, lendas do judô e atletismo, que colocaram juntos o fogo na pira.
Na parte musical, a abertura das olimpíadas contou com apresentações de Lady Gaga, Aya Nakamura e Celine Dion, que fez sua primeira grande aparição desde que se afastou dos palcos para tratar a síndrome da pessoa rígida, distúrbio com o qual foi diagnosticada em agosto de 2022.
Fonte: MaisPB