Locais Peixes
Alevinos são distribuídos a criadores, pescadores e piscicultores de Patos para povoamento de açudes na região
Foram distribuídos kits contendo quatro espécies de alevinos: tilápia, carpa, tambaqui e tambatinga.
30/07/2024 05h00 Atualizada há 4 meses
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Reprodução

Em uma ação destinada a fortalecer a piscicultura e gerar renda para produtores locais, criadores, pescadores e piscicultores da região de Patos receberam alevinos de quatro espécies para o povoamento dos açudes. A entrega ocorreu na última sexta-feira (26), no berçário de Patos, com a presença de diversas autoridades e representantes de instituições parceiras.

O evento contou com a presença da secretária de agricultura do município de Patos, Milena Áquila, e da secretária executiva da Pesca do Estado, Silvia Cunha. Representantes de prefeituras da região, a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER), e a Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (EMPASA) também participaram. Estas instituições são responsáveis pela produção dos alevinos, enquanto as prefeituras realizam o cadastro e a distribuição aos criadores.

Milena Áquila destacou a importância do programa para os criadores locais, afirmando que o povoamento dos açudes com alevinos contribuirá para a geração de renda e a continuidade das atividades no campo. "Isso é um incentivo da secretaria de agricultura junto com a secretaria de estado da defesa agropecuária para que os produtores possam produzir, gerar renda e manter suas atividades no campo," comemorou a secretária.

Silvia Cunha, secretária executiva da Pesca do Estado, ressaltou a parceria entre o governo do estado e a Prefeitura de Patos na entrega de 150 mil alevinos. Ela explicou que os alevinos, produzidos na estação de piscicultura de Itaporanga, são de excelente qualidade e visam a transformar-se em peixes robustos para comercialização.

Foram distribuídos kits contendo quatro espécies de alevinos: tilápia, carpa, tambaqui e tambatinga. Esta variedade é projetada para atender às necessidades dos produtores e promover a diversidade nos açudes da região, contribuindo para um ecossistema equilibrado e uma pesca sustentável.

Por Patos Online