Locais Espinharas Notícias
Em entrevista, Padre Joãozinho analisa a democracia global e o papel de Israel no cenário internacional
O especialista também destacou a posição de Israel como uma "ilha democrática" em uma região predominantemente não democrática.
04/08/2024 07h00 Atualizada há 2 meses
Por: Girleide Vilar Fonte: Patosonline.com
Foto: Patosonline.com/Reprodução-Portal CTB

No programa Revista dos Municípios deste sábado (03), o renomado especialista em política internacional, Padre João Romão, mais conhecido como Padre Joãozinho, foi entrevistado pelo jornalista Marcos Oliveira. Durante a entrevista, o sacerdote abordou uma variedade de temas relevantes, destacando a complexidade da democracia global e a posição única de Israel no cenário internacional.

Padre Joãozinho expressou seu espanto com o conceito de "democracia relativa", onde o que é considerado democrático para uma pessoa pode não ser para outra. Ele criticou o uso do termo democracia por algumas figuras e regimes que, segundo ele, falham em respeitar direitos fundamentais.

"Eu vejo pessoas dizendo que são democratas e até usam o termo 'república democrática', mas, na prática, não há democracia alguma. O avanço sobre os direitos humanos, como o direito à vida e à liberdade de expressão, é alarmante," afirmou o padre.

O especialista também destacou a posição de Israel como uma "ilha democrática" em uma região predominantemente não democrática. Ele elogiou a manutenção da democracia em Israel, apesar das dificuldades e dos conflitos contínuos na região. Segundo Padre Joãozinho, após a famosa guerra dos Seis Dias, Israel enfrentou desafios significativos em sua comunicação com países vizinhos como Egito, Jordânia e Síria, bem como com a Liga Árabe.

"Depois da guerra, a comunicação de Israel com seus vizinhos foi severamente prejudicada, e ainda há uma dificuldade contínua em estabelecer diálogo e cooperação na região," comentou Padre Joãozinho.

Ele destacou que a situação de Israel é um exemplo notável de como uma democracia pode se manter em meio a um ambiente complexo e muitas vezes hostil.

Veja a entrevista na íntegra abaixo: