Locais Denúncia
Família denuncia que idoso teve atendimento inicial negado ao procurar curativo na UPA do Jatobá; diretor se pronuncia e esclarece situação. Confira
Segundo Jonas, inicialmente, ele não conseguiu o referido atendimento. Posteriormente, teria mencionado que procuraria o Patosonline.com para expor o caso, e, nesse momento, conseguiu que o curativo fosse feito.
04/08/2024 17h30 Atualizada há 4 meses
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Reprodução/Patosonline.com

A redação do Patosonline.com foi procurada na manhã deste domingo, 4 de julho, pelo senhor Jonas Pereira, que se identificou como tio do aposentado Geraldo Pereira Clementino, residente no bairro do Salgadinho, setor leste de Patos.

Jonas relatou que seu tio, que é diabético, foi à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro do Jatobá, em Patos, em busca de realizar um curativo no pé. Segundo Jonas, inicialmente, ele não conseguiu o referido atendimento. Posteriormente, teria mencionado que procuraria o Patosonline.com para expor o caso, e, nesse momento, conseguiu que o curativo fosse feito.

Ao sair da UPA, ele gravou um vídeo e enviou à nossa redação. Veja abaixo:

Loading...

Como manda a boa prática do jornalismo, e é seguida pelo Patosonline.com, nossa equipe, antes de expor o caso, procurou a direção da UPA para ouvir o outro lado da história.

Nós recebemos a resposta da direção da UPA, que segue em forma de texto abaixo:

Em relação à denúncia sobre o atendimento prestado ao paciente na UPA do Jatobá, gostaríamos de esclarecer os fatos e reforçar nosso compromisso com a saúde e o bem-estar de todos os pacientes que atendemos.

O paciente em questão foi atendido recentemente no Hospital Regional de Patos, onde o médico que o acompanhou solicitou uma cultura e uma avaliação vascular, a serem realizadas ontem, dia 3. Contudo, o paciente não compareceu ao hospital na data marcada para realizar a avaliação solicitada. Posteriormente, quando ele retornou ao hospital, foi informado de que no momento não havia especialista vascular disponível para a realização do exame.

Diante dessa situação, o paciente foi orientado a retornar à UPA do Jatobá, onde, ao chegar, passou por todos os procedimentos de triagem e foi atendido pelo médico de plantão. Durante o atendimento, foi explicado ao paciente que a UPA não dispõe de especialista em cirurgia vascular e, portanto, não seria possível dar continuidade ao procedimento solicitado pelo médico do hospital regional. Também esclarecemos que a realização da cultura mencionada não está dentro das prerrogativas dos serviços oferecidos pela UPA.

Entendemos que o paciente possa ter ficado insatisfeito e que haja certa confusão sobre os protocolos e competências de cada serviço de saúde. No entanto, gostaríamos de deixar claro que, em momento algum, houve negligência por parte da equipe da UPA do Jatobá. Nossa equipe prestou todos os cuidados possíveis, incluindo a realização de curativos e a orientação detalhada sobre os próximos passos a serem seguidos.

Reiteramos que todos os procedimentos realizados foram conduzidos de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e que nosso objetivo é sempre garantir o melhor atendimento possível dentro das nossas competências. Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

 

Por Patos Online