Política Faltou gente
Partidos políticos de Patos deixaram de apresentar 63 candidaturas a vereador
A lista oficial de nomes apresentados pelos partidos, mostra que apenas Republicanos, PP e PSB, apresentraram as 18 candidaturas aos quais tinha direito
13/08/2024 20h00 Atualizada há 1 mês
Por: Genival Júnior Fonte: Genival Junior
Foto: divulgação

Os partidos políticos de Patos deixaram de apresentar 63 candidatos a vereador para a disputa das eleições de 2024, que acontecerão no dia 6 de outubro, segundo levantamento do Patosonline.com, realizado na página DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O número representa as vagas não preenchidas pelos partidos, refletindo a dificuldade das legendas em formar seus grupos de candidatos para a disputa do pleito de outubro, fato que provocou uma redução significativa em comparação com as eleições municipais de 2020, quando houve 275 nomes votados na capital do Sertão, em 14 grupos de candidatos diferentes.

A lista oficial de candidatos a vereador em Patos apresenta as maiores lacunas nos partidos Novo e UP, que apresentaram apenas três nomes e deixaram de lançar outros 15 nomes cada um, fato que dificultará a eleição de uma eventual representação das legendas a partir de 2025.

As demais vagas não ocupadas estão no União Brasil e no MDB, que têm 17 candidatos cada um e deixaram de apresentar mais um candidato ao cargo de vereador; na Federação PSOL/REDE, com 16 nomes e que teria direito a mais duas candidaturas; no PDT e na Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, que reuniram 14 postulantes cada e teriam direito a mais quatro; e na Federação PSDB e Cidadania, que ficou com 13 e deixou outras cinco vagas em aberto.

As eleições proporcionais de 2024 na cidade de Patos terão doze partidos e federações na disputa, aumentando bastante as chances dos candidatos obterem uma maior votação, considerando o crescimento do eleitorado da Capital do Sertão, que passou de 63.933 para 68.115 nos últimos quatro anos.

A lista oficial de nomes apresentados pelos partidos mostra que apenas Republicanos, PP e PSB apresentaram as 18 candidaturas às quais tinham direito este ano, mostrando de forma clara que nem todas as legendas conseguem preencher o limite de vagas estabelecido na Lei Eleitoral.

Uma particularidade este ano é que os 17 vereadores que ocupam cadeiras na Casa Juvenal Lúcio de Sousa são candidatos à reeleição, sendo que 13 deles, os novatos de 2020, também buscam a reeleição.