Educação Educação Básica
IDEB 2023: Patos obtém nota 6,0 e atinge meta nacional de desenvolvimento do ensino básico
Com esse resultado, o município atingiu a meta nacional, que também foi de 6,0, e superou a média estadual da Paraíba, que ficou em 5,3.
15/08/2024 21h30 Atualizada há 1 mês
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Imagem ilustrativa (Foto: Divulgação)

O Governo Federal, através do Ministério da Educação, divulgou na noite desta quarta-feira (14) os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2023. Esse indicador, que reflete os níveis de qualidade do ensino e aprendizagem em todo o país, é aguardado com grande expectativa por estados e municípios, uma vez que oferece um retrato detalhado da situação educacional brasileira, abrangendo tanto a educação pública (municipal e estadual) quanto a privada.

De acordo com os dados, Patos apresentou um crescimento significativo em suas notas, especialmente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que compreendem do 1º ao 5º ano. A cidade subiu de uma nota de 5,0 em 2021 para 6,0 em 2023, representando um aumento de um ponto completo. Com esse resultado, o município atingiu a meta nacional, que também foi de 6,0, e superou a média estadual da Paraíba, que ficou em 5,3.

Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, que correspondem aos estudantes do 6º ao 9º ano, também houve progresso. A nota subiu de 4,4 em 2021 para 4,5 em 2023.

Comparativamente, Patos alcançou resultados superiores em relação a outras grandes cidades paraibanas, como João Pessoa e Campina Grande. Na capital, as notas foram 5,2 para os Anos Iniciais e 4,1 para os Anos Finais. Campina Grande obteve 5,4 nos Anos Iniciais e 4,2 nos Anos Finais, colocando Patos em uma posição de destaque no estado.

O IDEB, criado em 2007 como parte do "Compromisso Todos pela Educação" (Decreto nº 6.094/2007), é um indicador que combina as taxas de aprovação dos estudantes com as médias de desempenho nas avaliações educacionais. A pontuação varia de 0 a 10, e quanto melhor o desempenho dos alunos e maior o número de aprovados, mais elevado será o índice.

Em 2023, Patos realizou durante 10 finais de semana entre os meses de agosto a outubro, aulões aos sábados pela manhã para toda a rede de ensino compreendendo os estudantes dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Os aulões reuniram os quatro setores da cidade com aulas em escolas e auditórios oferecendo, além de muito aprendizado, dinâmicas, prêmios e merenda reforçada para os discentes.

Patos Online