A redação do Patosonline.com foi procurada por alguns pipeiros da região na manhã desta terça-feira, 20 de agosto, para expressarem sua preocupação com a suspensão, por parte do Governo Federal, da Operação Carro-Pipa em municípios da Paraíba, sendo a grande maioria deles no Sertão do Estado.
Na região de Patos, fomos informados que municípios como São Mamede, Várzea, Santa Luzia, São José do Sabugi, Salgadinho, Assunção, Emas, São José de Espinharas e Mãe D'Água estão com o fornecimento de água suspenso pela Operação Carro-Pipa há mais de 40 dias.
Alguns moradores da zona rural desses municípios afirmam que, agora, com a chegada da seca, quando os pequenos açudes e cacimbões secam, a situação começa a ficar difícil para conseguir água para os animais e até mesmo para o consumo humano.
Em alguns municípios, as prefeituras até tentam auxiliar com carros-pipa por conta própria, mas não conseguem atender toda a população da zona rural, pois não dispõem de recursos e nem de estrutura adequada, inclusive enfrentando a falta de fontes para captar o precioso líquido.
O que chama a atenção da população e dos pipeiros é o silêncio que gira em torno desse assunto. Nem as autoridades, nem as gestões municipais, e parte da imprensa fecham os olhos para a situação dos homens e mulheres do campo que estão, neste momento, carentes do fornecimento de água.
O Patosonline.com continuará cobrando e abordando esse tema até que as autoridades se sensibilizem e retomem a Operação Carro-Pipa, para não deixar o povo sertanejo passando sede.
Por Patosonline.com