O Fluminense é o primeiro classificado às quartas de final da CONMEBOL Libertadores de 2024. E foi com (muita) emoção. Nesta terça-feira (20), em decisão no Maracanã, o Tricolor das Laranjeiras contou com o apoio de sua torcida no Maracanã e eliminou o Grêmio nos pênaltis pela volta das oitavas de final e ficou com a vaga. O duelo teve transmissão ao vivo do Disney+.
Na ida, no Couto Pereira, como o Flu havia perdido de virada por 2 a 1, a vitória pelo mesmo placar dos cariocas no Maracanã levou a definição para a marca da cal. E o time da casa, em um verdadeiro clima de final, buscou a vaga.
Os duelos pela próxima fase da competição continental acontecem entre os dias 18/09 e 25/09.
Assim que a bola rolou no Maraca, o Fluminense imprimiu um ritmo acelerado para cima do Grêmio e fez dois gois rapidamente.
O placar foi aberto logo aos 14 minutos. E foi o primeiro de Thiago Silva no seu retorno ao Tricolor das Laranjeiras.
O veterano, livre de marcação, aproveitou escanteio cobrado por Jhon Arias pela direita e testou firme para o fundo das redes para o 1 a 0.
A equipe da casa ampliou aos 28. E de pênalti. Arias finalizou dentro da área, e Marchesín não conseguiu espalmar, que resvalou no braço de Dodi e saiu pela linha de fundo.
Depois de uma longa revisão junto ao monitor do VAR, o árbitro uruguaio Andrés Matonte assinalou a penalidade e ainda mostrou o amarelo para o meio-campo do Grêmio.
Arias assumiu a responsabilidade da cobrança e bateu muito bem, tirando a bola de Marchesín para o 2 a 0.
E logo na volta do intervalo, Ganso quase fez o terceiro após tentar encobrir o arqueiro gremista e carimbar o travessão, por muito pouco não anotando uma pintura.
O Grêmio chegou pela primeira vez com perigo apenas aos 7 da etapa final. Yeferson Soteldo cruzou na área, Braithwaite cruzou rasteiro para o meio e Gustavo Nunes, sozinho, perdeu uma grande chance.
E depois disso os gaúchos cresceram na partida e, inclusive, balançaram as redes. Porém, tiveram o gol anulado.
Aos 24, Reinaldo cobrou falta na área, Jemerson desviou para o fundo das redes, mas o zagueiro gremista estava impedido.
Menos de 10 minutos depois, porém, os gaúchos enfim descontaram no placar e deixaram tudo igual em 3 a 3 no agregado.
Monsalve fez uma grande jogada pela direita e mandou na área para Gustavo Nunes, que mandou para o fundo das redes.
Com o placar, a definição foi para a loteria dos pênaltis. E a série não começou nada bem para o Flu, que viu Ganso mandar a sua cobrança na trave, enquanto Reinaldo converteu.
O cenário voltou a ficar favorável para os donos da casa apenas nas cobranças seguintes, quando Thiago Silva bateu e fez, enquanto Nathan cobrou no meio, e Fábio defendeu.
O jogo virou após Cristaldo desperdiçar cobrança e ver Fábio defender novamente, e Arias converter para colocar o Fluminense na próxima fase com vitória por 4 a 2 na marca da cal.
Agora o Tricolor das Laranjeiras Imortal aguarda por Atlético-MG ou San Lorenzo na próxima fase da competição. As duas equipes decidem a vaga também nesta terça, na Arena MRV, após empate por 1 a 1 na ida, na Argentina.
Atlético-MG (F) - 24/08, 21h (de Brasília) - Brasileirão
São Paulo (C) - 01/09, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Juventude (F) - 15/09, a definir - Brasileirão
Criciúma (F) - 25/08, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Atlético-MG (C) - 01/09, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Red Bull Bragantino (F) - 15/09, a definir - Brasileirão
Fonte: ESPN