Política Parceira das Mulhere
Famup parabeniza gestões vencedoras do Selo Social ‘Prefeitura Parceira das Mulheres’
As ações das gestões municipais contempladas integram o contexto da universalidade das políticas públicas
26/08/2024 19h25 Atualizada há 3 meses
Por: Marcos Oliveira Fonte: Assessoria
Foto divulgação

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) parabenizou nesta segunda-feira (26) as 38 prefeituras vencedoras do Selo Social ‘Prefeitura Parceira das Mulheres’ promovido pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana e da Secretaria de Articulação Municipal (Sedam). O prêmio, que está em sua terceira edição, tem como tema “Diversidade Sexual e de Gênero”.
 
O secretário-executivo da Famup, Pedro Dantas, representando o presidente George Coelho, parabenizou os vencedores e disse que a premiação estimula outros municípios a participar do prêmio, fortalecendo e estabelecendo novas políticas públicas em benefício das mulheres. 
 
“Parabéns a todos os prefeitos e prefeitas que entenderam a necessidade dessas políticas públicas e o tamanho e a importância da mulher na administração pública municipal. Esses gestores perceberam que a participação não pode ficar só na palavra e sim na atitude e criação de novos departamentos que contribuem para o desenvolvimento e segurança das mulheres”, comentou Pedro.
 
Os municípios vencedores foram: Pombal, São Bento, Alagoinha, Serraria, Sumé, São José do Sabugi, Jericó, Cabedelo, Sossego, Bom Jesus, Cabaceiras, Picuí, Itaporanga, Pedra Lavrada, Alhandra, Mamanguape, Mato Grosso, Umbuzeiro, Dona Inês, Cruz do Espírito Santo, Duas Estradas, Cubatí, Monteiro, Triunfo, Bernardino Batista, São João do Tigre, Bayeux, Cuité, Aroeiras, Borborema, Baraúna, Joca Claudino, Poço Dantas, Catolé do Rocha, Damião, Pocinhos, Aparecida e Frei Martinho.
 
De acordo com a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, as prefeituras premiadas desenvolveram práticas inovadoras e comprometidas com as mulheres em toda a sua diversidade, considerando recortes étnico-raciais, idade, orientação sexual e identidade de gênero, entre outros.
 
As ações das gestões municipais contempladas integram o contexto da universalidade das políticas públicas, com foco na diversidade sexual e de gênero para as mulheres, e estão baseadas nos princípios dos direitos humanos. As diretrizes para avaliação foram: Saúde Integral das Mulheres em seus Direitos Sexuais e Reprodutivos; Fortalecimento e participação das mulheres nos espaços de poder e decisão; Empreendedorismo, autonomia econômica e desenvolvimento sustentável com igualdade social; Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres; e Promoção e apoio à arte e cultura produzida e desenvolvida por mulheres.

Assessoria