A Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos-PB, participou de uma videoconferência com representantes do Hospital Sírio-Libanês como parte do Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP). Esse foi o primeiro encontro entre as equipes, onde a maternidade foi apresentada ao projeto, que visa melhorar a gestão e a qualidade dos serviços de saúde.
Desde 2009, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), colabora com a gestão de hospitais do SUS através do projeto RHP. A iniciativa foca na sistematização de processos assistenciais, administrativos e gerenciais para reduzir riscos a pacientes, familiares e colaboradores, além de promover melhorias na assistência. O RHP já auxiliou 56 hospitais públicos e capacitou mais de 1.400 profissionais desde sua criação, com resultados positivos.
Entre as ações do projeto estão a padronização de equipes e fluxos de atendimento, a criação de kits para dispensação de materiais de forma consciente, e a capacitação para o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e medicamentos, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.
Nos dias 29 e 30 de outubro de 2024, a Maternidade Dr. Peregrino Filho receberá presencialmente a equipe do Hospital Sírio-Libanês para uma avaliação detalhada da unidade de saúde, dando continuidade ao processo de reestruturação e melhorias.