Política Seca
Governo Federal reconhece situação de emergência em Quixaba e mais três cidades da Paraíba devido à estiagem
Os municípios afetados são Catolé do Rocha, Lastro, Pocinhos e Quixaba.
28/08/2024 05h00 Atualizada há 3 meses
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Reprodução

Nesta terça-feira, 27 de agosto, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), reconheceu a situação de emergência em quatro cidades da Paraíba em decorrência da estiagem. Os municípios afetados são Catolé do Rocha, Lastro, Pocinhos e Quixaba.

Com a publicação da portaria no Diário Oficial da União, essas localidades agora estão habilitadas a solicitar recursos federais para a implementação de medidas de defesa civil. Esses recursos podem ser utilizados para assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais, visando minimizar os impactos da seca prolongada.

Para obter os recursos, os municípios devem submeter suas solicitações através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). As propostas apresentadas serão avaliadas pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional, que analisará as metas e os valores solicitados. Uma vez aprovados, os recursos serão liberados e publicados em uma nova portaria.

Esse reconhecimento é um passo crucial para que as comunidades atingidas pela estiagem possam receber o apoio necessário para enfrentar os desafios causados pela escassez de água e pela degradação das condições de vida na região.

Por Patos Online
Com WSCOM